Produtores de espécies de abelhas sem ferrão de todo o Paraná podem se inscrever até nesta segunda (28) no II Concurso Paranaense de Qualidade em Méis de Abelhas Sem Ferrão (CPQMAsf 2022). Contudo, o concurso é destinado aos meliponicultores regularmente cadastrados na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
Dessa forma, cada um pode participar com até cinco amostras de méis de origem de meliponário (colmeias de abelhas sem ferrão) próprio. Assim, haverá avaliação por uma comissão julgadora, formada por chefes de cozinha especializados. Além disso, a avaliação inclui critérios como sabor, aparência, cor, aroma, textura e consistência dos produtos.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a análise dos especialistas também pode considerar parâmetros microbiológicos, como menor contagem de coliformes (bactérias indicadoras de contaminação). Bem como, indicadores de qualidade, como menor concentração de hidroximetilfurfural (HMF). Essa é uma função orgânica que ocorre na decomposição ácida da frutose, também conhecida como açúcar das frutas e naturalmente encontrada no mel.
Conforme as informações, todos os meliponicultores vão receber laudos de qualidade com os resultados das análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais dos méis avaliados. Assim, haverá classificação de três finalistas, que recebem certificados de melhor mel de abelhas sem ferrão do Paraná de 2022.
Por fim, a iniciativa é da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e tem como objetivo dar visibilidade a essa atividade produtiva, destacando a qualidade microbiológica, físico-química e sensorial dos méis produzidos no Estado.
Leia outras notícias no Portal RSN.