A ‘Quarta de Cinzas’ marca o início da quaresma para os católicos. Esse é um dos períodos mais importantes da fé cristã, pois trata-se da preparação para a Páscoa. Este tempo litúrgico que teve início no século IV, termina na ‘Quinta-Feira Santa’, quando a Igreja inicia o tríduo pascal.
De acordo com Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano de Guarapuava, “o tempo quaresmal tem um caráter penitencial, de conversão em vista da renovação das promessas batismais”. O jejum, a oração e a caridade são o tripé que mantém os cristãos vigilantes com Jesus.
Ainda conforme as informações, nas celebrações, a cor litúrgica do período é o roxo, que convida à penitência e à introspecção. Além disso, a ausência de flores, os cantos acompanhados com poucos instrumentos e o silêncio mais espaçado, lembram que Deus sempre nos dá uma nova oportunidade.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
A ‘Quarta de Cinzas’ também marca desde 1964 no Brasil, o início da Campanha da Fraternidade, que busca divulgar e fortalecer o amor fraterno, o cuidado e a compaixão, frente a uma situação de dor. Neste ano de 2022, o tema da Campanha da Fraternidade é: Fraternidade e Educação e o lema: “Fala com sabedoria e ensina com amor”.
Conforme Dom Amilton, o objetivo principal da campanha é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. “Busca, ainda, refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino”.
Além disso, segundo o bispo, incentivar propostas educativas que promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.
CAMPANHA DA COLETA
Um dos momentos fortes da Campanha é a Coleta Nacional da Solidariedade, que ocorre no ‘Domingo de Ramos’, este ano no dia 10 de abril. Dom Amilton diz que do total arrecadado, 60% ficarão na Diocese com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais.
Os outros 40% serão destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), administrado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
A nossa contribuição generosa, neste dia, é primordial. É bom lembrar que estamos em processo Sinodal, onde por meio da comunhão, participação e missão, somos chamados a contribuir para uma nova Igreja e uma nova sociedade. Essas atitudes tem tudo a ver com a Quaresma e o tema da Educação.
Por fim, Dom Amilton deixa uma mensagem para os católicos. “Que este período quaresmal nos leve a avaliar para onde o nosso coração está orientado. E em meio as tibiezas, trazidas pelas tantas pandemias, que tenhamos a coragem de abraçar novamente a cruz e seguir Jesus com alegria, ousadia e profetismo. Bom tempo quaresmal para todos (as)”.
Leia outras notícias no Portal RSN.