A Câmara de Vereadores de Guarapuava debate a possibilidade de tornar facultativo o uso de máscaras em locais abertos e fechados. Conforme o requerimento número 22/2022 aprovado na sessão dessa terça (8), 15 vereadores do município solicitam à Administração Municipal, um estudo sobre a possibilidade.
Conforme os parlamentares, o alto número de pessoas com o ciclo vacinal completo é suficiente para tornar o uso de máscaras uma opção. Além disso, eles alegam que os índices de contaminação estão em constante queda no município. Bem como a significativa redução nos casos de internamento e de utilização dos leitos de UTI.
Desse modo, o vereador Rodrigo Crema, que é médico, ainda levantou o debate e destacou faltarem estudos para embasar a continuidade do uso de máscaras. “A utilização inadequada, inclusive, pode causar outros problemas de saúde, pois sabe-se que após três horas de uso ela fica contaminada. E sabemos que a população carente usa a mesma máscara por semanas, reduzindo o nível de proteção a praticamente zero”.
Para o médico, a flexibilização é uma tendência em todo o Brasil.
A máscara é muito mais importante para quem está com covid-19, pois com o seu uso propaga-se menos o vírus. Então que seja obrigatório para os positivados, por 10 dias.
O presidente do legislativo municipal, João Napoleão, também defendeu a necessidade do debate. “Entendemos que temos uma realidade segura para começar a pensar na dispensa deste item de proteção que foi tão importante na pandemia. Então tomamos o cuidado de consultar profissionais e técnicos da área da saúde a respeito e vamos aguardar a posição do Executivo”.
Conforme a Assessoria da Câmara, os autores do Requerimento são os vereadores João Carlos Gonçalves, Marcelinho, Paulo Lima, Vardinho e Gilson da Ambulância. Assim como o parlamentar Sidão, Celso Costa, Cristóvão da Cruz, Danilo Dominico e Dognei. Por fim, os vereadores Joel Barbosa, Marcio Carneiro, Nego Silvio, Professor Saulo e Rodrigo Crema também defendem a flexibilização do uso da máscara no município.
Contudo não assinaram o requerimento Bruna Spitzner, Professora Bia, Cris Wainer, Pedro Moraes, Terezinha Daiprai e Wilson Anciuti. Vale lembrar que há uma lei estadual que disciplina o uso das máscaras em todo o Paraná.
ANÚNCIO DE PROJETO
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), disse na manhã desta quarta (9), que pretende encaminhar à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) um projeto retirando a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços abertos. “Nós tínhamos uma preocupação de termos um aumento muito grande pós-Carnaval, isso não está acontecendo e tomara que não aconteça”.
Já o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que, caso proposta seja aprovada, planeja operacionalizar a partir de 16 ou 17 de março a liberação do uso de máscaras ao ar livre em todo o Paraná.
“Vamos hoje bolar uma proposta do governo para a Assembleia Legislativa, revogando a lei, mas claro, depende da aprovação dos deputados. Pretendemos operacionalizar a partir de 16, 17 de março, se tudo correr bem dentro também dos trâmites legislativos cumprindo todas as normas e todas as leis vigentes”.
FLEXIBILIZAÇÃO NO ESTADO
Além disso, conforme as informações, o Governo aguarda passar a “ressaca” pós-Carnaval para iniciar as negociações. O objetivo é analisar os números de casos confirmados da doença após o período de feriado.
“Estamos ainda na ressaca do Carnaval, pois sabemos que o vírus vem buscando ultrapassar as barreiras de imunização. Não existindo aumento significativo, já estamos iniciando o diálogo com Assembleia, por causa da lei que define o uso de máscara”.
O secretário ainda reforçou que o Paraná não tem a obrigação de sair na frente de qualquer estado em relação ao assunto. “Vamos fazer de maneira muito segura e cautelosa”. Contudo, Beto Preto adianta que será uma flexibilização nos ambientes externos. E que vai levar mais um tempo para dispensar o uso nos ambientes fechados.
A orientação expressa do Governo é segurança e responsabilidade com os paranaenses.
UNIÃO DA VITÓRIA
Ontem (8) o prefeito Bachir Abbas, assinou o decreto que torna facultativo o uso de máscara em locais abertos em União da Vitória. Dessa forma, com a decisão fica sob a responsabilidade de cada cidadão nesses espaços usar ou não o item.
Leia outras notícias no Portal RSN.