A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu uma nova carga de bebidas apreendidas para a produção de álcool em gel. Desse modo, a ideia é oferecer uma solução ecológica e eficaz para um problema ambiental.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), o projeto fornece há quase 15 anos o descarte correto das bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal. Assim, a transformação é feita pela Agência de Inovação Tecnológica (Novatec) no campus Cedeteg.
A Novatec utiliza bebidas como vinho, cerveja e vodka como matéria-prima para a produção de álcool glicerinado e em gel. O professor Maico Taras da Cunha coordena todo o trabalho e explica como funciona o processo.
Recebemos com frequência as cargas armazenada em contêineres. Sempre são cargas de 22 mil litros de bebidas. Logo depois, elas passam por um processo de tratamento químico. Na sequência, é feito a extração da fase alcoólica dessas bebidas. E esse álcool é destinado para limpeza, glicerinado ou para álcool 70 em gel.
De acordo com o chefe do Serviço de Gestão Corporativa, Osvaldo Toshio Yamashita, a parceria com a Unicentro é completa, de ponta a ponta. “Sabemos que ele acaba sendo útil não só para a universidade. Mas também para várias entidades públicas e para o próprio benefício da Receita Federal”.
Leia outras notícias no Portal RSN.