22/08/2023


Cotidiano Política Região

Ex-presidente Lula visita assentamento Eli Vive, em Londrina

A “Jornada de Solidariedade: Rumo aos Comitês Populares” começa às 10h e deve terminar às 15h. Este é o primeiro encontro presencial do MST-PR após o início da pandemia

LULA

Conforme o MST, Lula visita o maior assentamento em Região metropolitana (Foto: Divulgação MST)

Neste sábado (19) o ex-presidente Lula visitará o assentamento Eli Vive, em Londrina. A “Jornada de Solidariedade: Rumo aos Comitês Populares” começa às 10h e deve terminar às 15h. De acordo com a organização do MST, o encontro pretende reunir cerca de 10 mil pessoas, a maioria vindas de comunidades do MST de todas as Regiões do Estado.

O assentamento Eli Vive é a maior área de Reforma Agrária em Região metropolitana do Brasil. Além de Lula, está confirmada a participação da presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal pelo Paraná Gleisi Hoffmann. Além disso, Roberto Requião, que se filiou ao PT nesta sexta (18) e os dirigentes nacionais do MST João Pedro Stédile e João Paulo Rodrigues também marcam presença.

De acordo com Roberto Baggio, da direção nacional do MST, este é o primeiro encontro presencial massivo do MST-PR após o início da pandemia da covid-19. A Jornada também será o reencontro do líder com militantes que fizeram parte da Vigília Lula Livre. Eles acompanharam Lula durante os 580 dias de prisão do ex-presidente em Curitiba.

Acolheremos Lula com todo o vigor humano que a Reforma Agrária construiu nestes últimos 40 anos, e com o mesmo vigor da resistência da Vigília Lula Livre, nos 580 dias de batalha em Curitiba.

Durante o encontro haverá o lançamento nacional dos comitês de base dos movimentos. Sendo assim, o objetivo é avançar na organização dos trabalhadores e fazer o debate sobre um projeto popular para Brasil.

EVENTO RESTRITO

Conforme o MST, a ação é restrita à pessoas convidadas. O encontro será feito em local aberto. No entanto com orientação para uso de máscara e de álcool em gel. Dessa forma, para participar cada pessoa deve doar alimentos que posteriormente serão partilhados em bairros periféricos de Londrina. A expectativa é reunir cerca de 60 toneladas de legumes, grãos, panificados, frutas e lácteos produzidos pelas famílias Sem Terra.

Já a entrega das cestas será entre os dias 20 e 21 de março. A doação integra a campanha permanente do MST que vem desde o início da pandemia levado alimentos a quem enfrenta fome neste período de crise economia e social.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo