Bituruna começou a receber nesta semana a instalação de medidores inteligentes da Copel. Assim, a troca tecnológica sem custo para o consumidor traz mais inovação e não muda o preço na conta de luz. Os novos equipamentos substituem os medidores atuais, criando uma comunicação direta e em tempo real com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel.
Dessa forma, a leitura de consumo remota facilita o controle de toda a cadeia, desde a subestação até o consumidor final. E também gera autonomia para o usuário monitorar o consumo por meio do aplicativo da Copel para celular. Desse modo, 6,4 mil equipamentos serão substituídos por medidores inteligentes no município.
Até agora, a empresa já trocou mais de 280 mil aparelhos desse tipo em 71 municípios do Estado. Além disso, a expectativa é que até a metade do ano, a companhia troque 390 mil medidores em 73 localidades das Regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. Os medidores digitais fazem parte do programa Rede Elétrica Inteligente (REI) da Copel.
MUDANÇAS
A rede inteligente também tem sensores e dispositivos de controle a distância que permitem que ela se religue automaticamente. No entanto, nos casos em que eventualmente isso não ocorra, a Companhia poderá detectar e sanar eventuais problemas de desligamento. Tudo isso a partir do Centro Integrado de Operação da Distribuição, em Curitiba.
Quando houver necessidade de intervenção de técnicos, o centro saberá indicar o ponto exato que gerou a queda de energia. Tendo, assim, agilidade no tempo para o restabelecimento, ampliando a qualidade de vida nos municípios e a segurança para o agronegócio e as indústrias,. Além de evitar danos aos eletrodomésticos.
INSTALAÇÕES
A empresa contratada para a implantação dos medidores inteligentes em Bituruna é a SPIN, que está com mais de 10 equipes instalando a nova tecnologia no município. Por isso, a companhia pede atenção aos consumidores para que confiram às identificações no veículo e no crachá dos profissionais que fazem a instalação.
Observando se os funcionários são efetivamente contratados pela terceirizada. A troca do equipamento é custeada pela Copel, e não há qualquer custo para o consumidor.
FATURA DIGITAL
Com a medição de energia executada de maneira totalmente digital, a Copel trabalha para automatizar o processo de leitura do consumo. Isso porque, a mudança vai reduzir as emissões de carbono e os riscos de acidente com o deslocamento dos leituristas. Os trabalhadores visitam mensalmente as quase cinco milhões de unidades consumidoras da concessionária de distribuição, em todo o Paraná.
Portanto, o cliente pode aderir à fatura digital da Copel, que é entregue diretamente por e-mail ou via aplicativo, evitando a impressão em papel. A adesão pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo da Copel, disponível de graça nas lojas virtuais Google Play e App Store.
PROJETO
Além disso, a cada cliente que opta pela fatura digital, a Copel doa R$ 2 para as ações de combate à covid-19 no Paraná. Se a conta entrar para o débito automático, a empresa doa mais R$ 3. A ação não tem custos para o consumidor.
Por fim, o cadastro de débito automático está disponível pelos canais virtuais de atendimento. No Banco do Brasil, é preciso informar o número do convênio: 13896. Além disso, que o usuário confirme com o banco se a adesão ocorre e acompanhar os débitos mensalmente.
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