22/08/2023

Cristhian Lucas apresenta o quadro ‘Artista em um minuto’ com Raissa Fayet

Para a artista, se conectar com a natureza e com o ancestral é a base da existência, e, a arte é uma manifestação política

Raissa Fayet (Arte: Cristhian Lucas)

*Reportagem com vídeo e em parceria com Cristhian Lucas

Raissa Fayet é uma artista curitibana de 36 anos que nasceu em um ambiente artístico, os pais e irmãos sempre foram musicais. Assim, ela foi estimulada a trabalhar com a arte desde pequena. Começou a aprender violão aos doze anos e até os dezesseis tocou em rodas de luau. “Com 18 anos eu fui selecionada para um Festival de Arte da rede estudantil, o FERA, que era um projeto no Paraná. Fui trabalhar como artista pedagógica na área da música e fiquei alguns anos trabalhando nesse projeto”.

No ano de 2007, Rita Felchak a convidou para fazer a trilha sonora do espetáculo “Eu não digo nada” em homenagem à mãe dela, em Guarapuava. Ela veio para a cidade com o intuito de ficar alguns meses na produção dessa trilha e acabou ficando por 5 anos na companhia, o que foi uma grande construção de base do ser artista para ela.

“Na sequência eu vim para Curitiba, fiz uma banda, gravei e lancei o meu primeiro disco, em 2012”. Nos anos seguintes, Raissa gravou o segundo disco que foi lançado em 2017.

A HISTÓRIA

Em 2019, ela lançou a trilogia “Zoiúda”, que deixa claro como as obras vão de encontro com a visão de mundo. Em 2021, seguindo a premissa do que é arte para ela, Raissa lançou um single intitulado “Derrubar o Sistema”, em parceria com Ju Strassacapa e Maria Gadú.

Para este ano, ela está preparando lançamentos para o segundo semestre. Durante a trajetória, Raissa acumulou alguns prêmios, participou de feiras e festivais. Além disso, em 2015 uma música gravada em parceria com um artista alemão explodiu na Europa, o que proporcionou uma turnê pela Alemanha.

Conforme a artista, se conectar com a natureza e com o ancestral é a base da existência, e, a arte é uma manifestação política.

A arte, ela é um ato político, porque a partir do momento que a gente se comunica e faz a tradução do que a gente vê, da vida, do cotidiano, das sensações, a gente está manifestando isso de forma política. Pra mim é uma conexão direta e eu me sinto política.

Por fim, conheça mais sobre o trabalho de Raissa no vídeo do quadro ‘Artista em um minuto’, no Instagram e na playlist do Spotify.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.