22/08/2023
Cotidiano

Turvo quer a inclusão indígena no mercado de trabalho

A falta de perspectivas de jovens indígenas tem provocado depressão e alcoolismo. Para reverter esse cenário a Prefeitura de Turvo, município sede da Reserva de Marrecas dividida entre caigangues e guaranis, está investindo na capacitação e na tentativa de inserir os índios no mercado trabalho.
“Estamos fazendo contato com empresas para tentar reverter uma situação de preconceito e mostrar que o indígena necessita apenas de uma oportunidade para mostrar o seu potencial”, diz o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município de Turvo, Rogério Sekula. De acordo com o secretário, uma experiência que está dando certo está sendo vivenciada por indígenas da reserva de Mangueirinha. Duas empresas de Toledo contrataram a mão-de-obra indígena e registram assiduidade, produtividade, disciplina profissional e redução de desperdício de material. “Vamos organizar uma missão técnica com empresários e indígenas do Turvo para irmos atrás do case dessas empresas e tentar reduzir o estigma de que o indígena é incapaz, é preguiçoso”, diz Sekula.
De acordo com o secretário, o município já está trabalhando para que a mão-de-obra indígena seja incluída no mercado de trabalho. “Duas escolas estaduais estão sendo construídas nas reservas caigangue e guarani e incentivamos para que os indígenas fossem contratados”, afirma.
Outras ações que beneficiam a reserva de Marrecas também estão sendo desenvolvidas como, por exemplo, a emissão de documentos pessoais (RG, CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e outros); cursos de capacitação na área de apicultura. Nesse setor, há o incentivo e a fiscalização para que arrendatários de áreas indígenas (florestas) para a colocação de caixas de abelhas dê um retorno à comunidade. Além da geração de emprego a intenção é que 10% da produção colhida seja destinada à reserva em forma de produto ou de caixas de abelhas.
A orientação sobre a colheita e venda do pinhão em temporada liberada, de erva-mate e de outros produtos também é feita pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. A emissão da Nota do Produtor também é outro apoio dado à reserva indígena no Turvo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.