22/08/2023

Jovem de 21 anos é aprovada em dois vestibulares de medicina

Cursar medicina sempre esteve nos planos de Izabelly Constantinov Lemos, que teve dedicação e persistência para alcançar o objetivo

WhatsApp Image 2022-03-24 at 10.32.00

Izabelly (Foto: Arquivo pessoal)

Passar em uma faculdade de medicina é o sonho de muitos jovens. E, esse sonho se concretizou com o esforço e dedicação de Izabelly Constantinov Lemos de 21 anos. Ela foi aprovada em dois cursos de medicina, no Centro Universitário Campo Real e na Universidade Federal do Paraná.

Izabelly conta que é apaixonada por leitura e se dedica para projetos voluntários na área religiosa e da saúde. Desde criança, a jovem sempre almejou entrar no curso. “No entanto, eu sabia das dificuldades, pois sou menos favorecida economicamente. Sou negra, mulher e sei que é um curso elitizado. Eu passei na vaga de cotista e de renda, isso é algo muito importante também”.

O aspecto ressaltado por Izabelly retoma a importância da existência de cotas, que existe desde 2012, com objetivo de diminuir a desigualdade social. “Eram poucas vagas e eu sabia que seria difícil. No ano passado eu passei na Campo Real em uma colocação boa e já comecei a cursar. Não sei dizer como estão minhas expectativas, amo Guarapuava”.

A jovem com a mãe e o irmão (Foto: Arquivo pessoal)

A jovem conta que sempre estudou em escola pública, o que mostra a força da educação do Colégio Estadual Padre Chagas. “Eu me preparei muito em casa, ganhei apostilas e estudei muito pela internet também”. Por fim, ela disse que ainda está pensando sobre o futuro e quais vão ser os próximos passos. “Eu fui muito calma, muito tranquila no último vestibular e dei o meu melhor. Acredito que esse é o meu papel, fazer o que eu posso e da melhor forma possível”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.