O Banco Central (BC) divulgou mais uma repescagem do site Valores a Receber nessa segunda (28). Dessa forma, quem não sacou os recursos esquecidos em instituições financeiras na primeira rodada terá nova chance. Até 16 de abril, haverá novo cronograma de agendamento de saques, baseado no ano de nascimento ou de fundação da empresa.
De acordo com o BC, os cidadãos que já fizeram a consulta terão que repetir o procedimento pois os bancos acrescentaram informações ao sistema e pode haver novos recursos esquecidos. Assim, mesmo quem sacou o dinheiro deve refazer a consulta.
Além disso, nesta nova rodada, assim como nas últimas semanas, aos sábados haverá repescagem dentro da repescagem para quem perdeu a chance do agendamento. Pelo novo cronograma, o correntista poderá agendar o saque a qualquer hora da data informada, em vez de entrar em horários determinados pelo sistema.
Sendo assim, a partir do dia 17 de abril até 1º de maio, haverá uma reformulação do sistema. As consultas serão retomadas em 2 de maio, na abertura da segunda fase do programa, que incluirá mais fontes de recursos esquecidos no sistema financeiro.
AGENDAMENTO DO SAQUE
Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Após o pedido de retirada, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos feitos por meio de Pix ocorram mais rápido.
NOVA FASE
Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. De acordo com a Agência Brasil em maio, haverá nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.
Além dos valores residuais em bancos, o cidadão pode ter outras fontes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias.
Leia outras notícias no Portal RSN.