Will Smith deu um tapa no rosto de Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022, nesse domingo (27), após o comediante, que apresentava o prêmio de melhor documentário, fazer uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, mulher do ator.
Chris Rock disse que mal podia esperar para ver Jada, que tem alopecia, uma doença que causa a queda de cabelos, estrelar “G.I. Jane 2”. No longa de 1997, “G.I. Jane”, que no Brasil foi lançado como “Até o limite da honra”, a atriz Demi Moore raspou os cabelos para dar vida a uma tenente.
Desse modo, o acontecido chegou a gerar dúvida entre alguns convidados presentes que, num primeiro momento, riram. Ao voltar para a poltrona, Will Smith gritou com Rock.
Depois da premiação, a polícia de Los Angeles divulgou que Chris Rock não quis prestar queixas, e a Academia declarou que não apoia violência. Assim, após o tapa, Will Smith pediu desculpas à Academia, mas sem citar diretamente a agressão ou Chris Rock.
COMENTÁRIOS
No Twitter, uma chuva de comentários discute o tapa. Conforme Diego Tielo, “o palco de stand-up está entre os lugares que mais ridicularizaram mulheres negras nos Estados Unidos. A piada clichê da ‘sua mãe é tão gorda’ é só uma das formas de depreciar essas mulheres”. Já para Miro Souza, “foi péssimo, não precisava de agressão em uma cerimônia tão acompanhada”.
VENCEDORES
O Oscar 2022 consagrou ‘No Ritmo do Coração’ (CODA), como o grande vencedor. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deu ao longa de Sian Heder o prêmio de Melhor Filme, bem como os de Roteiro Adaptado e de Melhor Ator Coadjuvante, para Troy Kotsur, que se tornou o primeiro homem surdo a vencer um Oscar em uma categoria de atuação.
Desse modo, em números, o grande vencedor da noite do Oscar foi Duna, com seis prêmios, todos em categorias técnicas. A noite foi relativamente previsível nos prêmios entregues, com vitórias certeiras de Jessica Chastain (Melhor Atriz), Ariana DeBose (Melhor Atriz Coadjuvante) e Will Smith (Melhor Ator).
Leia outras notícias no Portal RSN.