Termina nesta quinta (31) o prazo de entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis). Os empreendedores das empresas optantes pelo Simples Nacional, devem enviar a declaração anualmente à Receita Federal. Assim, é a garantia do empreendedor estar em dia com o fisco.
De acordo com o secretário de Finanças, Diocesar Costa de Souza explicou que a declaração serve também para mensurar e acompanhar as empresas.
A Defis facilita a vida dos empreendedores de porte menor. Sendo uma obrigação, é bem mais simples do que as que precisam ser cumpridas pelas empresas que operam nos regimes de Lucro Real e Lucro Presumido. Com base nas declarações, o município pode mensurar e acompanhar todas as entradas e saídas das empresas.
Dessa forma, o objetivo é informar ao órgão fiscalizador com dados econômicos, sociais e fiscais. Bem como, os tributos e impostos recolhidos no ano de apuração. Assim, a declaração deve conter todas as informações da empresa do ano seguinte ao período que está sendo declarado. Ou seja, relativas ao ano de 2021. Para isso, é preciso inserir os dados no Programa Gerador do Documento de Arrecadação Simples Nacional (PGDAS-D), disponível no site da Receita Federal.
Quando o empreendedor acessar, ele precisa ter em mãos o certificado digital, código de acesso ou procuração eletrônica para a transmissão de dados. Além disso, para o preenchimento do Defis, é necessário que o outro documento, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (Das) esteja pago. Do contrário, o sistema não aceita o preenchimento e a entrega do Defis.
Leia outras notícias no Portal RSN.