A Faculdade Guarapuava (FG), definitivamente, ingressa no universo da inovação e da tecnologia de ponta. Com investimentos em laboratórios e no incentivo à pesquisa e à extensão, a FG procura criar e disponibilizar ferramentas que possibilitam uma maior interação entre o corpo docente e discente. Bem como fomenta discussões e estimula a criatividade e pensamento crítico.
Esses estímulos ocorrem por meio da instalação de ambientes como a Biblioteca Virtual, Ciclos de Estudos e Seminários de Iniciação Científica. Além dos Estágios Curriculares, feiras e projetos de inovação com a participação de empresas, entidades representativas do setor produtivo e comunidade local.
Nesse contexto da sociedade do conhecimento, o papel da FG se desenvolve a partir de uma proposta que tem como pilares, a inovação e a tecnologia. Trata-se, sem dúvida, de um imenso desafio, visto que a inovação emerge como o motor desse processo de transformação.
Segundo a instituição, inovador não é quem tem boas ideias, mas quem tem a capacidade de, com uma boa ideia nas mãos, transformar o mundo ao redor. E, dessa forma, agregar valor econômico, social e pessoal. Inovar é ainda enfrentar e vencer os desafios, transformar e criar o novo.
EMPREENDEDORISMO
Acompanhando estes novos tempos, a FG tem ainda fomentado o empreendedorismo, uma vez que a instituição não tem como função única a formação de pessoal qualificado. Mas também a função de pesquisa e da extensão, atividades em que a Faculdade coopera com empresas e instituições públicas e privadas, tornando-se assim um instrumento para o desenvolvimento da sociedade.
Nos cursos e nas atividades de ensino e pesquisa, a FG busca identificar o papel dos ambientes e ecossistemas de inovação. Assim como incluir conteúdos de modo que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver projetos inovadores.
Percebe-se, assim, no dia-a-dia, que esse espírito de inovação e de empreendedorismo é que faz toda a diferença. Isso torna a FG um lugar que reúne, ao mesmo tempo, o clima permanente do desafio, da busca pelo novo e da quebra de paradigmas.
Leia outras notícias no Portal RSN.