22/08/2023
Agronegócio

Condução e manejo de desenvolvimento florestal estão em debate nesta terça

O Sindicato Rural de Guarapuava, a Cooperativa Agrária, a Golden Tree Reflorestadora, a Santa Maria Cia. de Papel e Celulose, Viveiros Pitol e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promovem nesta terça-feira, 26, a partir das 8 horas, o segundo curso do Programa de Desenvolvimento Florestal, com teoria na parte da manhã, no anfiteatro do Sindicato Rural em Guarapuava e aula prática à tarde, em uma propriedade rural a 5 km de Guarapuava, sentido distrito de Entre Rios.

Esse módulo vai abordar assuntos voltados à condução e manejo florestal, como tratos necessários para o bom desenvolvimento florestal, monitoramento da área, controle de plantas daninhas, medidas preventivas controle de pragas e doenças, desrama natural, poda artificial e resultados obtidos com uma condução adequada.

O engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho, especialista em Sistemas Agrossilvipastoris, destaca que a condução florestal é considerada, após a implantação da floresta, a fase fundamental para se obter uma excelente resposta de desenvolvimento e produtividade, “A condução e o manejo florestal respondem por mais de 50% da produtividade e se não houver a condução adequada, a lucratividade pode ser reduzida em mais da metade” completou.

Essa é a segunda edição do Programa de Desenvolvimento Florestal, lançado no dia 06 de maio de 2010. O primeiro módulo de 2011, realizado no dia 22 de fevereiro, abordou o planejamento e a implantação florestal.

As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural, que fica na Rua Afonso Botelho, 58, bairro Trianon ou por telefone (42) 3623 1115. O curso é gratuito, mas o produtor deve fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento, para a Campanha Produtor Solidário.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.