22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Caminhada marca luta pelo fim da violência contra a mulher

Programação no bairro Xarquinho vai até o dia 8, com aulão de zumba, rodas de conversas, estandes e barracas de orientação à mulher

VIOL MULHER

Programação no bairro Xarquinho vai até o dia 8, com aulão de zumba, rodas de conversas, estandes e barracas de orientação à mulher (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Uma caminhada pelo fim da violência contra a mulher ocupou as ruas do bairro Industrial Xarquinho, nessa segunda (4) em Guarapuava. Conforme a agente comunitária da UBS do bairro e líder do grupo, Camila Martins, a ação busca chamar a atenção dos moradores principalmente nesta Região para o problema. “Queremos mostrar para as mulheres que elas não estão sozinhas, enquanto tiver uma mulher sendo violentada, agredida, sendo morta, a gente não pode ficar calada”.

Durante a caminhada, junto aos alunos da Escola Iná Ribas Carli, os participantes carregavam cartazes e balões, com mensagens estampadas de apoio, encorajamento e acolhimento. Um aluno de 10 anos contou que há sete meses a irmã entrou para estatística de vítimas de feminicídio. “Acho importante essa programação para que não aconteça com outras mulheres o que aconteceu com a minha irmã”.

PROGRAMAÇÃO

A programação continua nesta terça (5), às 14h30, com um aulão de zumba, no ginásio da Escola Total. De 5 a 7 de abril, também haverá rodas de conversas. Além disso, murais e desafios de fotos publicadas nas redes sociais usando as hashtags #eucuidodevocê e #vocêcuidademim.

Por fim, no dia 8, haverá o dia D de Combate à Violência Contra as Mulheres, com estandes e barracas de orientação no estacionamento da Escola Total. E ainda, um conjunto de apresentações em parceria com o Departamento de Cultura.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.