O Instituto Água e Terra (IAT) aprovou as duas primeiras Unidades de Conservação Ambiental em União da Vitória. Localizadas na Área de Proteção Ambiental da Serra da Esperança (APA), as áreas ajudam na preservação ambiental e permitem que a Região passe a ter uma maior arrecadação do ICMS Ecológico.
A ‘Estação Ecológica Municipal Alidio Moretti’ e a ‘Reserva Biológica Municipal Eduardo Sonnenstrahl’ são áreas de remanescente florestal nativo. De acordo com o Município, os locais apresentam singular relevância ambiental e ecológica. Além disso, são reconhecidas como componentes do bioma Mata Atlântica e da unidade fitogeográfica da Floresta Ombrófila mista, também conhecida como mata de Araucária.
Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, as duas unidades juntas vão proteger mais de 760 hectares. Desse modo, o objetivo das Unidades é preservar os ecossistemas naturais existentes. Além disso, as áreas possibilitarão a execução de pesquisas científicas e a proteção dos recursos naturais, promovendo o desenvolvimento socioambiental.
Para o secretário, Antônio Nhoatto “A criação das duas Unidades de Conservação significa um momento histórico para a proteção e conservação ambiental em União da Vitória”.
Leia outras notícias no Portal RSN.