Um jovem do interior de Guarapuava, filho de família humilde e dois sonhos na cabeça. Um eles poder entrar na casa mais famosa do Brasil. O outro, também fazer parte de outra casa, não menos famosa. Se de um lado Cezar Lima já teve um dos desejos como realidade, de outro, ele trilha o caminho até chegar lá.
Conforme o campeão do Big Brother Brasil de 2015, um sonho acabou levando ao outro. E hoje ele é pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil, com domicílio eleitoral em Curitiba. “Sou criticado porque troquei o domicílio tanto residencial, quanto eleitoral. Mas poucas pessoas sabem o motivo disso”.
Numa retrospectiva para contar como uma coisa está ligada a outra, Cezar Lima, diz que tudo começou em 2008. “Eu fui candidato a vereador pela primeira vez pelo PPS. Obtive 126 votos. Eu queria traçar um caminho para chegar à Câmara Federal, um dia. Mas também sonhava em ir ao Big Brother e comecei a fazer a minha inscrição. Sempre tive uma paixão por essas duas coisas”.
Cezar Lima, na época cursava Economia e por influência acabou indo para o PSL. “Foi bem no começo do partido. Me candidatei a vereador e peguei menos votos ainda. Fiz só 58 votos. Mas na propaganda eleitoral, fiz uma analogia com narrador de rodeio, pois o PSL tinha só oito segundos na televisão. Acabei indo parar no Fantástico naquele quadro de candidatos caricatos”.
O PERSONAGEM NO BIG BROTHER
De acordo com Cezar Lima, estava a aberta a porta para o Big Brother. “A Globo viu que eu vinha me inscrevendo para o programa e eu entrei”. Lá, na casa, ele incorporou um personagem que se utilizava de um vocabulário próprio. Expressões como “estrogonoficamente falando” ou “Inebriante seducência”, ou seja, “aquele olhar eletromagnetizante que te puxa, que te seduz”, passaram a tomar conta do país. E ele venceu o programa.
Uma vez capitalizado com R$ 1 milhão, o curso de Direito que já fazia em Guarapuava, o levou a Curitiba. “Recebi uma proposta de uma universidade para fazer campanha publicitária. Em troca ganhei o curso. Aí mudei para Curitiba e quando estava lá, o hoje governador Ratinho Junior me chamou para o PSD, mas me candidatei a vereador pelo PV.
O Franscichini me chamou cinco vezes para ir para o partido dele. Fiz a escolha errada e faltaram 16 votos pra eu me eleger”. Conforme ele contou ao Portal RSN, ele fez a maior parte da campanha no calçadão da XV em Curitiba, com o humorista Estacho pedalando uma bicicleta pra ele.
EM GUARAPUAVA
Embora morando em Curitiba onde casou e tem um filho, Cezar Lima disse que divide o tempo entre a capital paranaense e o Mato Grosso, onde a esposa possui negócios. Mas, no entanto, uma vez por mês, entra num ônibus com destino a Foz do Areia e desembarca em Entre Rios. “Desço na porta da casa da minha mãe”.
Agora, como pré-candidato ele disse que a intenção é chegar à Câmara Federal. “Vou trabalhar pela minha Região, pelo lugar onde nasci e vivi por muitos anos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.