22/08/2023

Adoção com responsabilidade: os cuidados com cães e gatos

Os dois pets exigem doação e esforços, mas cada um em uma realidade. Para isso é preciso alguns cuidados especiais

Cuidados com os pets (Foto: Sabrina Ferrari)

Você já pensou em ter animais de estimação? Se sim, prefere ter um gato ou cachorro? Na hora de adotar, é preciso levar em consideração, além das afinidades com o animal, as despesas frequentes e extras que podem ser geradas. Além disso, o tempo que precisará dedicar ao novo integrante da família.

Para isso, separamos algumas informações e curiosidades da veterinária Ana Caroline sobre os dois bichinhos.

GATOS

Ela afirma que os gatos são mais econômicos, mas ainda assim, exigem cuidados muito importantes. Entre eles, ração de qualidade, caixinha de areia com limpeza regular, vacinas em dia, remédios e vermífugos.

Em alguns casos até mesmo uma fonte de água limpa, para estimular o animal a manter-se hidratado. Por outro lado, gatos não exigem passeios na rua, o que exclui alguns custos. Além disso, não precisam de banho, pois se limpam sozinhos, o que reduz gastos com pet shop.

(Foto: Amanda Buhrer)

CACHORROS

Já para os cachorros, ela relata que os principais gastos mensais seriam com alimentação. Além de cuidados com banho e tosa. Fora isso, existem gastos com petiscos e brinquedos. Então, se você prefere cachorros em vez dos gatos, a opção mais econômica é um cão de pequeno porte, o que reduz os gastos com alimentação, banho e até mesmo medicamentos e cirurgias.

Lembre-se disso na hora de decidir se terá um novo membro na família. Se você possui tempo, espaço, alergias, dinheiro e como ele será incluso nos planos a longo prazo.

Não se esqueça de que os bichinhos só podem contar com nós para serem felizes. Esse compromisso é para a vida toda do pet, escolha com responsabilidade!

(Imagem: Reprodução/Freepik)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.