A Polícia Civil de Guarapuava alertou os moradores nesta sexta (22) sobre os casos de golpes citando o grande assalto na cidade, que ocorreu no último domingo (17), De acordo com o delegado Rubens Miranda Júnior, golpistas têm se aproveitado da vulnerabilidade da população para ameaçar e tentar extorquir os moradores.
Recebemos várias informações que após o ataque a transportadora de valores, têm pessoas se aproveitando da fragilidade da sociedade em geral. Assim, com alguma informação, talvez o nome e número da empresa em que a pessoa trabalha, eles ligam para ameaçar. Eles falam que sabem que a pessoa está colaborando [com a investigação], mas que eles podem fazer a proteção da vítima. Dessa forma, eles começam a extorquir dinheiro.
Sendo assim, a situação tem causado medo nas vitimas que ligam para Polícia Civil afirmando que estão dando o dinheiro aos golpistas. Por isso, o delegado alertou os moradores em casos como estes. “Não paguem nada! Qualquer ligação desse tipo, é a mesma voz que tem feito esse golpe. É mais um crime de estelionato se aproveitando desta situação grave”.
O QUE FAZER
Diante das tentativas, a vítima pode registrar um boletim de ocorrência, seja pessoalmente ou on-line. Na sequência, não apague as mensagens, capture a tela das mensagens e bloqueie o número. O delegado explicou que o estelionatário tem mais de um número. “Então se a pessoa não tiver necessidade de estar com o celular ligado, ela pode desligar o celular, que com o tempo, os golpistas desistem de ligar para aquele número”.
Outra maneira, é denunciar o número diretamente pelo WhatsApp. Ainda de acordo com o delegado, é preciso fazer a captura de tela e em seguida, acessar no aplicativo a parte de bloqueio de contato. É necessário enviar mensagens do denunciado para a equipe de suporte. Desse modo, a equipe vai averiguar e vão bloquear o suspeito.
Leia outras notícias no Portal RSN.