“Aos trinta dias do mês de Abril de 1996, reuniram-se em Assembléia Geral Extraordinária, às 20 horas, à Rua Girassóis n.9, Núcleo pérola D´ Oeste, Guarapuava Paraná-PR, em sede provisória, sendo constituída uma mesa diretora pelas pessoas presentes para dirigir os trabalhos, que ficou assim constituída: Presidente: Reinaldo Zadra, secretário: Luiz Antonio Ciunek. O Presidente da mesa da mesa deu por aberto a Assembléia Geral Extraordinária, proclamando haver número suficiente de pessoas presente conforme conforme assinatura no livro Ata.” Este é o texto inicial da Ata de Fundação do Clube Atlético Deportivo, assinada em 02 de junho de 1996. Era o começo da trajetória de uma equipe que 14 anos depois seria o campeão paranaense da Chave Ouro do futsal paranaense.
A reunião feita em “trinta dias do mês de Abril de 1996”, mencionada na Ata, refere-se ao churrasco feito na casa de José Valter Liberato, atual presidente do C.A.D. Naquela ocasião foi criado o Estatuto Oficial do Clube. Pouca gente sabe, mas as cores oficias do clube são azul e branco, conforme capítulo XV do Estatuto: “O distintivo do Clube Atlético Deportivo, é de uma forma ovalada nas cores vermelho, preto e branco, com a figura de uma bola e um ramo de trigo. As cores do Clube são: Azul e Branco”, diz o registro.
Um vez criado estatuto, cumprir os trâmites burocráticos para a legalização do clube foi uma tarefa fácil. Difícil foi arrecadar recuros. Luiz Antonio Ciunek, primeiro secretário do Clube, lembra que a parte financeira já era o mais preocupante naquela época. “No começo nosso patrocínio era de R$ 500. Cada jogador comprava seu material, o dinheiro que vinha era pra pagar a arbitragem”, fala Luiz.
Entre algumas dificuldades financeiras, Luiz lembra que o grupo sempre foi muito unido e que sempre se divertiam nas viagens. Como no dia em que o time foi jogar na Manguerinha, e na volta, chegando em Guarapuava viram que tinham esquecido dois atletas. O ônibus, que era emprestado, teve que retornar e buscar os jogadores no dia seguinte.
Desde o início a ideia sempre foi reunir os amigos que gostavam do futsal para jogos na cidade e onde fossem convidados. Nada com o compromisso de uma trajetória que os levasse ao profissional. O único que pensava em formar um time profissional era Liberato. “Nunca pensamos em profissionalismo, mas o Liberato sempre teve esse sonho. Ele queria ser campeão do Estado”, comenta Luiz. Sonho que se realizou o ano passado com a conquista do Campeonato Paranaense de Futsal Chave Ouro.
Matéria relacionada: https://redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=34886
Foto: Time em 1996