22/08/2023
Guarapuava Região Saúde

Guarapuava registra primeira contaminação autóctone de dengue

Apesar de a informação vir da Sesa, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura disse que houve erro e que não ocorreu contaminação dentro da cidade

Mosquito da Dengue

mosquito-gcd8b7f512_1280

Mosquito da Dengue

Essa é a primeira contaminação autóctone em Guarapuava (Foto: Reprodução/Pixabay)

*Reportagem atualizada às 17h45 do dia 27 de abril para inserção de informação da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Guarapuava registrou o primeiro caso autóctone de dengue nessa terça (26). Ou seja, essa é a primeira contaminação que ocorreu dentro do município. Isso porque, nos outros três casos que tiveram registro na cidade, os contaminados vieram de outros estados. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), há mais sete casos suspeitos e 23 já testaram negativo para o vírus em Guarapuava.

Contudo, apesar de a informação vir da Sesa, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura disse que houve erro e que não ocorreu contaminação dentro da cidade.

Checamos as informações, e o boletim 35º está equivocado. Segundo a 5ª Regional não foi registrado nenhum caso de contaminação por dengue na cidade. Houve um erro de digitação que deve ser corrigido no próximo boletim epidemiológico do Estado.

Ainda conforme o 35º Informe Epidemiológico, Pitanga registou mais 53 casos positivos e chegou a 200 confirmações. Além disso, há mais 41 suspeitos. Nesta semana, Palmital, cidade próxima a Pitanga, notificou mais 15 casos, confirmou três e investiga 12.

Ainda na 5ª Regional de Saúde, Laranjal confirmou o primeiro caso. Também investigam casos na Regional, Foz do Jordão (28), Laranjeiras do Sul (14), Candói (9), Cantagalo (8). Bem como, Nova Laranjeiras (3), Reserva do Iguaçu (3), Prudentópolis (1) e Rio Bonito do Iguaçu (1).

Boa Ventura de São Roque, Marquinho, Pinhão e Virmond não tiveram novas notificações desde a última semana. Por fim, ainda não notificaram casos na 5ª Regional, os municípios de Campina do Simão, Goioxim, Porto Barreiro e Turvo.

PARANÁ

O boletim semanal da dengue registrou 94.344 casos notificados no Paraná. São 14.340 a mais na comparação com a semana passada. Além disso, são 30.010 confirmações, 6.849 a mais, um aumento cerca de 30% em relação aos números do informe anterior. O novo período sazonal da doença iniciou no dia 1º de agosto e segue até julho de 2022.

Dos 369 municípios que registraram notificações de dengue (92,4% do Estado), 300 já confirmaram a doença (75,1%). De acordo com o relatório, 261 deles confirmaram casos autóctones no período, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes. Nesta semana, não houve registro de nenhuma morte – o total ainda é de cinco, em Nova Esperança, Arapongas, Tapira, Matelândia e Medianeira.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.