22/08/2023
Agronegócio

Produtores devem vacinar o rebanho contra aftosa até 30 de maio

imagem-25613

Bovinos e búfalos com até 24 meses de idade devem ser vacinados até o dia 30 de maio, conforme a Campanha Contra a Febre Aftosa que começou ontem, domingo (1° de maio). Segundo a médica veterinária da Defesa Sanitária Animal da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Márcia Maria Zago, a vacina é obrigatória para os animais nesta faixa etária.

Além de vacinar, o produtor deve à SEAB comprovar a vacinação dos animais, assim como atualizar o rebanho existente. “O produtor precisa declarar todo o rebanho, inclusive suíno, ovino e caprino, que também são suscetíveis à febre aftosa. Essa declaração é de extrema importância porque colabora com a sanidade animal”, explica.

Mesmo os animais que não precisam da vacina devem ser recadastrados a cada seis meses no órgão de defesa. A partir de 1º de junho, o produtor pode ser notificado, caso não tenha feito a comprovação.

Na segunda etapa do ano, em novembro, a vacina é obrigatória para 100% do rebanho de bovinos e búfalos existentes na propriedade. 

A veterinária lembra que a movimentação do gado está condicionada à vacinação do rebanho obrigatório e à atualização cadastral de todo o rebanho. Somente assim é emitida a Guia de Trânsito Animal (GTA) ao produtor, obedecendo a carência de vacina, conforme a faixa etária do animal. “Lembramos que toda a movimentação do rebanho deve ter GTA, em qualquer período do ano”, destaca. A GTA não tem custo, é obrigatória e faz parte do controle da febre aftosa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.