22/08/2023


Cotidiano Região

Moradores de Reserva do Iguaçu enfrentam problemas com a chuva

Chuva estragou estradas e encheu córregos. Alunos precisaram passar pela água para ir a escola. Prefeito disse que está tomando providências

cats

Moradores de Reserva do Iguaçu enfrentam problemas com a chuva (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Após as chuvas dos últimos dias, com volume de 90 milímetros, os moradores de Reserva do Iguaçu começam a avaliar os estragos causados pela água. Em especial na área rural do município. A chuvarada prejudicou as estradas e com isso, dificultou o acesso de agricultores, máquinas e até do transporte escolar.

Para se ter uma ideia, em um vídeo que circula pelas redes sociais, alunos da Comunidade Santa Luzia atravessam um córrego com uma grande correnteza para chegar até o colégio. Primeiro um aluno tira o calçado, ergue a barra da calça e enfrenta sozinho a correnteza do córrego que invadiu a estrada.

Depois é a vez de outro morador, que atravessa as águas levando uma menina nas costas. Veja o vídeo abaixo.

Além desses moradores, cerca de 10 comunidades enfrentam problemas com estradas e trajetos afetados pela chuva. Desse modo, a situação gerou repercussão entre os internautas que se indignaram diante do ocorrido. O prefeito de Reserva do Iguaçu, Vitório Antunes de Paula explicou ao Portal RSN a situação e as medidas a serem tomadas.

Já estamos tomando providências sobre este local. Vamos resolver a situação. Só que a chuva nos impossibilita de trabalhar, porque não temos como colocar o material e ele molhar. No caso desse vídeo, tem um córrego no local que não tinha muita água antes. Mas com o volume de chuva, ele aumentou. Agora vamos fazer uma pinguela para que os moradores possam passar por ali.

Já o secretário de Viação, Transporte e Obras, José Maurici Veiga de Paula ressaltou que não tem uma estimativa de quantas pessoas acabaram atingidas pelas chuvas. Entretanto ele reafirmou que estava ciente da situação. “Nós dependemos das máquinas e do tempo. Não podemos mexer agora com o cascalhamento. Temos feito um levantamento dos pontos mais críticos. Mas as famílias têm entrado em contato comigo e estamos nos deslocando para verificar esses lugares”.

Além disso, a secretaria esclareceu que está trabalhando com três equipes e um caminhão com uma retroescavadeira para atender mais de três mil quilômetros. Por fim, a Secretaria de Educação informou que tem o mapeamento desses alunos e que quando identifica esses problemas, o departamento entra em contato com a Secretaria de obras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo