Nesta quinta (5) o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse que, em um país sem imprensa livre, a Constituição é “mera folha de papel”. Conforme as informações, Fux visitou exposição, no museu do tribunal, sobre o papel da imprensa na democracia. Além disso, ele também ressaltou a importância do jornalismo livre e profissional no combate às informações falsas.
Num país onde a imprensa não é livre, é intimidada, amordaçada e regulada, sendo a imprensa um dos pilares da democracia, nesse país, a democracia é uma mentira. E a Constituição é uma mera folha de papel.
Além disso, o presidente do STF destacou a importância da imprensa profissional para o combate às informações falsas, principalmente em ano eleitoral. Conforme o ministro, a imprensa profissional busca a verdade e impede a propagação de mentiras, permitindo ao eleitor “proferir seu voto bem consciente e bem informado”.
CENSURA
Por fim, durante visita a exposição, o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, que estava lado de Fux, ressaltou que a liberdade de imprensa não é para o jornalista, mas um direito da sociedade. “É a essa sociedade que a imprensa presta contas. Por ela é mantida e para ela exerce essencial e constante papel”.
(*Com informações do Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.