Para ampliar a participação social nas audiências públicas da Nova Ferroeste, o Governo do Estado disponibilizou um site. Desse modo, no diálogo que ocorre com a população em Guarapuava no dia 26, moradores do município e das cidades vizinhas poderão acompanhar o encontro on-line. Conforme o Governo do Paraná, cada audiência terá uma área de abrangência, de acordo com a proximidade do município escolhido como sede.
Assim, quem não mora na cidade sede pode acompanhar a audiência pelo site. No entanto, o morador que preferir participar presencialmente do encontro, o Estado disponibilizou ônibus. Os pontos de encontro estão informados no site oficial. O agendamento também deve ser feito diretamente na plataforma.
AUDIÊNCIAS
As audiências começam no dia 16 em Dourados, no Mato Grosso do Sul, e no dia 18 desse mês aportam no Paraná. De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), elas conferem uma das etapas da obtenção da Licença Prévia Ambiental (LP), requerida junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Sendo assim, nestes encontros, o resultado do Estudo de Impacto Ambiental, executado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) no ano passado, será apresentado para os moradores dos municípios do traçado.
SITE
Conforme a AEN, no portal também está o cronograma, os locais, horários e endereços de todas as audiências. Assim, no momento da audiência, o auditório virtual vai ter acesso à transmissão ao vivo do encontro. Quem optar pela participação remota, terá a opção de enviar perguntas em tempo real, que serão respondidas durante a audiência ou posteriormente, dependendo do volume total de questões e complexidade.
Por fim, o site também disponibiliza a tradução do conteúdo para Libras. Um software gratuito auxilia cegos ou pessoas com baixa visão a navegar pelo conteúdo com auxílio de uma voz sintética. Outro dispositivo transforma o texto escrito em áudio.
DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO
A Nova Ferroeste vai ligar por trilhos Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, num traçado de 1,3 mil quilômetros. Há previsão da construção de um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu que vai permitir a captação de carga do Paraguai e da Argentina.
A construção e operação da Nova Ferroeste vão mudar a rotina de milhares de pessoas em oito municípios do Mato Grosso do Sul e 41 do Paraná. Conforme as informações, uma equipe composta por dezenas de profissionais dos governos do Paraná e Mato Grosso do Sul, biólogos, engenheiros e técnicos do Ibama vai explicar detalhes dos efeitos da instalação da ferrovia.
Leia outras notícias no Portal RSN.