(*Reportagem com vídeo)
O Instituto Virmond (Hospital Santa Tereza) está preparando uma ala pediátrica em Guarapuava. De acordo com as informações repassadas pela assessoria do hospital, na nova ala pediátrica terá 16 leitos, além de mais móveis para os acompanhantes.
Além disso, as obras já começaram e devem se acelerar nos próximos dias. Como a demanda para o atendimento de pacientes infantis é grande, a ideia é concluir a obra o mais rápido possível. Membros do Conselho Municipal de Saúde visitaram o espaço nessa terça (10).
O objetivo da visita é fiscalizar os recursos públicos. A equipe acompanhou o ritmo das obras e se reuniu com a nova coordenação do Instituto. Conforme a assessoria do hospital, os recursos para o pagamento da empresa que executa o projeto já estão viabilizados.
Por fim, o presidente do Conselho Juarez Camargo fez cobranças e revelou o desejo de contribuir para tirar o hospital (Instituto Virmond) da crise.
O Instituto tem uma estrutura boa de saúde. O que nós precisamos é efetivar os atendimentos, ter mais médicos. Um atendimento mais humanizado. Então acho que assim vai fluir melhor.
CRISE NO INSTITUTO
O Instituto Virmond de Guarapuava acumula uma dívida de cerca de R$ 12 milhões. Conforme o novo gestor Marcos Antonio de Souza em entrevista ao Portal RSN, o valor exposto provêm de débitos com médicos, com fornecedores de insumos, laboratórios, entre outros. “Há médicos que estão sem receber há dois anos. E quero aqui reconhecer a solidariedade desse profissionais que não deixaram de prestar atendimento”.
A crise na qual o Instituto Virmond está mergulhada há muitos anos, coloca a saúde em risco de colapso. Desse modo, há cerca de pouco mais de um mês o setor de ortopedia estancou o atendimento. A falta de pagamento dos honorários médicos e de insumos, principalmente para cirurgias, paralisou a atividade.
Leia outras notícias no Portal RSN.