22/08/2023
Segurança

Laranjeiras do Sul reduz assassinatos em 30%

Laranjeiras do Sul, a 120 quilômetros de Guarapuava, reduziu os índices de assassinatos em 30% no primeiro trimestre de 2011. Sede da Cantuquiriguaçu, território que congrega um dos mais índices de desenvolvimento humano (IDH) e pólo de grandes assentamentos, o município sedia a 2ª. Subdivisão Policial comandada pelo delegado Adriano Chohfi que está há três meses como chefe da subdivisão policial.
“Essa redução no número de assassinatos é resultado de um trabalho conjunto com a Polícia Militar. São operações realizadas em bares para combater, principalmente, o tráfico de drogas”, disse o delegado à RSN. “Já prendemos mais de 10 traficantes” soma o policial.

Adriano Chohfi observa que o município é um corredor para o tráfico pela sua proximidade com Foz do Iguaçu, com o Paraguai e outros centros. Mas é o grave problema social que envolve o município que se traduz no maior aliado desse crime.
“Estou na cidade há apenas três, mas já pude perceber que há uma incidência muito grande entre adolescentes”, diz o delegado.
“Há uma discrepância social muito grande entre a população”, diz o delegado, o que torna os jovens ainda mais vulneráveis ao tráfico.

Para coibir essa cooptação por parte de traficantes, Adriano Chohfi, que já trabalhou no Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc) cumpre um cronograma de palestras sobre o tema em colégios estaduais e nas faculdades.

Apesar das ocorrências de tráfico, homicídios, furtos, roubos e brigas em bares permearem o cotidiano da polícia, são os casos de violência contra a mulher que lideram as estatísticas.
“Os casos da Lei Maria da Penha são responsáveis por cerca de 70% das ocorrências registradas”, diz o delegado. O consumo de drogas e o alcoolismo são os principais fatores por esse tipo de delito.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.