A promessa de uma nova vida trouxe 65 famílias ucranianos para Guarapuava e Prudentópolis. Devido ao conflito da Rússia com a Ucrânia, os estrangeiros estão aqui há cerca de dois meses em território brasileiro. Desse modo, um encontro reuniu os estrangeiros com autoridades mundiais para celebrar o recomeço e expressar gratidão ao Brasil. Além de saudade e respeito pela pátria ucraniana.
A confraternização ocorreu na noite dessa quinta (12) na igreja Comunidade Vida em Guarapuava. O objetivo era apresentar às autoridades o trabalho feito pelas igrejas da Região no acolhimento dos refugiados. Porém mais do que isso, as famílias tiveram um jantar uniu traços da cultura brasileira e ucraniana e o amor pela nova casa.
UNIÃO E SAUDADE
Na programação, os convidados entoaram o hino nacional do Brasil e do Ucrânia. Em seguida, os refugiados presentearam o público com uma oração pela terra natal. Veja dois trechos do momento nos vídeos abaixo.
AUTORIDADES
Assim, fizeram parte da cerimônia, o pastor Elias Dantas que é o coordenador Internacional do Global Kingdom e o Pastor Uecles Marques, pastor da Comunidade Vida. Além do embaixador da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach e o encarregado de Negócios dos Estados Unidos, Doug Koneff. Como também, os embaixadores Jennifer May e Ignacio Ibanez, do Canadá da União Européia, além do ministro conselheiro do Reino Unido, Chris Wright.
NOVA VIDA
Dessa forma, quem estava no evento, pôde sentir a reciprocidade do carinho dos ucranianos pelos brasileiros. Isso porque antes das autoridades tomarem a palavra, duas refugiadas, Olga e Vitória contaram o sentimento de reconstruir a vida no Brasil. A todo momento, o pastor da Igreja Batista, Vitalii Arshulik traduziu as palavras de agradecimento à nova família.
Deus preparou esse lugar para que nós estivéssemos aqui, como uma terra prometida. Encontramos aqui uma grande recompensa. Estamos recebendo o melhor das pessoas do Brasil. Assim, como um versículo da bíblia, sabemos que o quê aquelas pessoas estão fazendo na Ucrânia, elas vão pagar por isso. E aquilo que vocês fazem por nós, vocês ganharão em dobro.
Além disso, Vitória acrescentou que está recebendo ajuda para criar um negócio e que tem recebido grande apoio da igreja. Ao fim do discurso, ela disse em português “Deus abençoe vocês!”.
Logo em seguida, as autoridades expressaram apoio e respeito pela situação que as famílias estão enfrentando. Já que alguns familiares e a amigos deles ainda se encontram na Ucrânia, onde o conflito já matou mais de 3 mil civis, conforme os dados da Organização das Nações Unidas divulgado no início deste mês.
REFÚGIO
Diante do cenário de terror que se alastra pela Ucrânia, o projeto Global Kingdom Partnerships Network reuniu igrejas cristãs, líderes,pastores e empresários para prestar auxílio aos refugiados. De acordo com o pastor Elias Dantas, cerca de 10 mil pessoas já foram salvas de situações de guerra por meio do projeto. Sendo no Brasil, três mil refugiados. Incluindo dois mil órfãos, um dado que conforme o pastor, já pode ter até ultrapassado.
Assim, o compromisso de oferecer suporte a essas pessoas também movimenta $20 milhões de dólares ao redor do mundo e $3 milhões no Brasil, em recursos para o projeto. Desse modo, o propósito dessa rede é dar às famílias a chance de encontrar uma nova em outros países. Por isso, o pastor idealizador do projeto disse no encontro que “é melhor dar do que receber”.
NA REGIÃO
No município, a Comunidade Vida é uma das integradoras do projeto que está acolhendo os refugiados. De acordo com as informações, as famílias já possuem um local de moradia e recebem auxílio com as despesas, educação, trabalho e a principal chave para tudo isso, o idioma.
No jantar, o pastor Uecles da igreja da Comunidade Vida, falou um pouco do prazer em fazer parte da rede e em como isso tem impactado em Guarapuava. Já em Prudentópolis, 27 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos estão sendo acolhidas. Na última quarta (11), o apresentador Luciano Huck pode visitar e conhecer o trabalho.
Leia outras notícias no Portal RSN.