Uma pesquisa da XP/Ipespe mostrou que a percepção dos eleitores de que a inflação e os preços dos produtos “aumentaram muito” nos últimos meses no país subiu quatro pontos. O levantamento foi comparado com anterior, feito em maio.
De acordo com os dados, a proporção de eleitores que diziam ter essa percepção aumentou de 73%, na primeira semana de maio, para 77% na pesquisa divulgada na semana que passou. Além disso, outros 21% dos entrevistados disseram que os preços aumentaram.
O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral ouviu por telefone mil pessoas em todo o país, entre 9 e 11 de maio. Desse modo, a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Conforme os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), alimentos como leite, batata e tomate subiram mais de 10% em abril. No acumulado de 12 meses, o tomate já subiu 103,26%, e a cenoura, 178,02%.
ELEIÇÕES
O diretor do Ipespe, Antonio Lavareda, afirmou que o sentimento predominante das eleições deste ano será de angústia e a ansiedade com a economia.
A questão da inflação é associada sempre ao governo. É posta sob o guarda-chuva, o manto da responsabilidade dos governos. Isso ocorre em todo o mundo.
De acordo com o cientista político, o tema também interferiu em eleições recentes na Turquia e no Reino Unido e é uma preocupação eleitoral nos Estados Unidos. Além disso, a pesquisa XP/Ipespe também mostra que 41% dos entrevistados dizem acreditar que a inflação e preços dos produtos vão aumentar nos próximos meses. Já outros 22% afirmam que os preços vão aumentar muito, 22% que ficarão iguais, e 10% que vão diminuir.
(Com informações CNN)
Leia outras notícias no Portal RSN.