O boletim semanal da dengue da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou a morte de mais nove pessoas no Paraná em apenas uma semana. Dessa forma, a doença já causou 21 mortes em todo o Estado, desde o início do Período Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou em agosto e deve seguir até julho de 2022. As 21 mortes ocorreram em 18 municípios, entre eles estão Cascavel, Maringá, Londrina e Toledo.
Atualmente, o Paraná tem 150.752 casos notificados, com 56.191 confirmações. Assim, há 12.440 casos a mais desde a última semana, um aumento de 28,43%. Dos 380 municípios que registraram notificações de dengue, 328 confirmaram a doença, sendo que em 286 deles são de casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes.
Por isso, eliminar os criadouros do mosquito é fundamental e a Sesa publicou algumas informações sobre a doença, como ela é contraída e como evitar a transmissão. Para saber mais, basta acessar o link.
5ª REGIONAL
Os dados do 38º Informe Epidemiológico, divulgado nesta terça (17), registraram um aumento de casos na 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava. Além disso, dos 20 municípios atendidos pela Regional, apenas Campina do Simão não teve notificações da dengue.
Conforme o relatório, Turvo e Porto Barreiro notificaram pela primeira vez no período e Turvo confirmou o primeiro caso. Assim como mais oito municípios confirmaram novos casos, como Pitanga (51), Foz do Jordão (6), Laranjeiras do Sul (4), Palmital (3), Boa Ventura de São Roque (3), Laranjal (2), Rio Bonito do Iguaçu (2) e Virmond (1). Há ainda 151 casos em investigação na Região.
Leia outras notícias no Portal RSN.