O Paraná atraiu R$ 120 bilhões em investimentos privados no setor industrial em pouco mais de três anos. Três vezes mais do que o estipulado inicialmente para o período, de R$ 40 bilhões. O anúncio com os indicadores econômicos do Estado, feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, ocorreu a um grupo de empresários nessa terça (17), em cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
O levantamento da Invest Paraná, com base no volume de licenciamentos concedidos no Paraná pelo Instituto Água e Terra (IAT), corresponde a um recorte de 39 meses, entre janeiro de 2019 e março de 2022. Dessa forma, entre as 32 indústrias que se instalaram no Estado no período, estão a maior maltaria e a maior fábrica de queijos do Brasil. Bem como a maior fábrica de salsichas e empanados do mundo e o maior frigorífico da América Latina.
De acordo com o Governo, a atração de investimento tem impacto direto na geração de emprego e renda em todas as Regiões do Estado. Assim, com esses recursos, houve abertura de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos. Esse ciclo ajudou o Paraná a ter atualmente a menor taxa de desemprego em sete anos.
Além disso, o Paraná também bateu, no ano passado, o recorde de novas vagas formais no mercado de trabalho, com 172 mil de saldo. De acordo com o governador, o desempenho aproxima o Estado do chamado pleno emprego, que é quando a População Economicamente Ativa (PEA) está quase toda ocupada. Conforme o último recorte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2022 esse índice ficou em 6,8%, quatro pontos porcentuais abaixo da média nacional (11,1%).
ATRAÇÃO
O programa de atração de investimentos é um dos principais chamarizes para investimentos do Estado. Criado para reinserir o Paraná na agenda dos investimentos nacionais e internacionais, o programa contempla uma série de medidas. Como a dilação de prazos para recolhimento do ICMS, incentivos para melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e de capacitação profissional. E, por fim, busca tornar o Estado mais atrativo para novos empreendimentos.
Leia outras notícias no Portal RSN.