As ações da Petrobras tinham queda de mais de 11% no pré-mercado de Nova York nesta terça (24). A reação dos investidores veio com a decisão do presidente Jair Bolsonaro de trocar novamente o comando da estatal. Isso porque o Ministério de Minas e Energia anunciou em nota oficial na noite desta segunda (23) a demissão de José Mauro Ferreira Coelho. Ele ficou 40 dias no cargo.
Coelho foi o terceiro presidente da estatal no governo Jair Bolsonaro. Assim sendo, para o lugar de José Mauro Coelho, o governo decidiu indicar Caio Mário Paes de Andrade. Ele é auxiliar do ministro Paulo Guedes no Ministério da Economia, e ocupava o cargo de secretário de Desburocratização.
Conforme as informações, os três demitidos da presidência da Petrobras foram vitimados pela progressiva elevação do preço dos combustíveis. Castello Branco foi nomeado para cargo em janeiro de 2019 e demitido em fevereiro do ano passado. O general Joaquim Silva e Luna assumiu o posto. O militar tomou posse em abril de 2021 e permaneceu até março deste ano.
Após a saída de Silva e Luna, o governo chegou a indicar os nomes do economista Adriano Pires e do empresário Rodolfo Landim para assumir o comando da estatal. No entanto, ambos informaram que não poderiam assumir os postos. Em abril, o governo indicou José Mauro Coelho para assumir o comando da estatal. O executivo assumiu a presidência da Petrobras no dia 14 do mês passado.
MERCADO REAGE
Perto das 8h desta terça (24), o ADR PBR da Petrobras (recibos das ações da petroleira negociados na Bolsa de Nova York) caíam 12,05%, a US$ 14,30, indicando uma abertura em queda dos papéis da estatal.
Por fim, os preços do barril de petróleo operam em leve alta, com o Brent sendo negociado acima de US$ 113.
Leia outras notícias no Portal RSN.
(* Com informações do G1)