Duas pessoas morreram na última semana por complicações da covid-19 em Guarapuava. Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado nessa segunda (23), as vítimas são um homem de 65 anos, vacinado com três doses e uma mulher de 84 anos, com apenas a 1ª dose. Os dois tinham comorbidades, o homem com doença neurológica e a mulher com doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes e insuficiência cardíaca.
De acordo com o boletim, houve a confirmação de mais 392 novos casos. Contudo, a taxa de positividade diminuiu de 22% a 20%. Dessa forma, Guarapuava chegou a 48.100 casos positivos e 661 mortes pela doença desde o início da pandemia.
USO DE MÁSCARAS
O uso de máscaras ajuda na prevenção de covid-19 e também de síndromes respiratórias. Apesar de no Paraná o uso não ser mais obrigatório, há uma recomendação sobre excepcionalidades, onde o uso é indispensável. Como em situações com aglomerações de pessoas, acesso e atendimento em unidades de saúde e por pessoas elencadas como grupos de risco.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a não obrigatoriedade do uso não significa que a máscara passou a ser inutilizável. Desde o início a Sesa tem recomendado o uso em situações excepcionais e por mais de um ano a população pôde comprovar a efetividade do uso deste acessório que tanto nos poupou da infecção pelo vírus da covid-19.
Dados desta segunda (23) mostram que em maio o Paraná registra pouco mais de 49 mil casos da doença, um aumento de quase 80% comparado a abril, quando o Estado somou 27,4 mil diagnósticos positivos. Entretanto, o número de mortes é menor: 76 em maio e 102 em abril.
NO PARANÁ
A Sesa divulgou nessa segunda (23) mais 885 casos de Covid-19. Contudo, o boletim não registrou mortes. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 2.501.955 casos confirmados e 43.012 mortes pela doença.
Leia outras notícias no Portal RSN.