22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Energisa alerta sobre os riscos de trabalhar próximo a rede elétrica

De pequenos reparos a canteiros de obras, todo trabalho próximo a rede elétrica oferece riscos, segundo a Energisa

luz

Conforme a Energisa, trabalhos próximos a rede elétrica podem provocar choques, queimaduras e até problemas mais graves (Foto: Reprodução/Pixabay)

De pequenos reparos a canteiros de obras, todo trabalho próximo a rede elétrica oferece riscos, segundo a Energisa. Conforme a Companhia, desde profissionais da construção civil até pedreiros, serralheiros, pintores, instaladores de placas e antenas precisam redobrar a atenção para não sofrerem choques e queimaduras. Assim como outros problemas mais graves por estarem perto da rede de energia.

Por esses motivos, equipes da Energisa Sul-Sudeste mantêm uma rotina de orientações à trabalhadores e comunidade em geral. Conforme a empresa, o intuito é de evitar acidentes. Desse modo, a empresa criou um programa denominado Guardião da Segurança, que consiste em identificar situações de risco e alertar os profissionais de maneira preventiva.

De acordo com a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Juliana Volpi Favaretto, “nosso compromisso com a vida ultrapassa os cuidados com os nossos eletricistas”.

É nossa responsabilidade alertar sobre os riscos inerentes a profissionais externos e orientá-los para que trabalhem com segurança. Também temos pedido o apoio de quem contrata os serviços, para que tenham a mesma atenção.

Conforme Juliana, independentemente do tamanho da reforma, seja domiciliar ou de um grande empreendimento, quem contrata um profissional tem responsabilidade sobre a segurança dele.

ALERTAS

Para quem trabalha com construção, reforma ou manutenção, um dos principais alertas é que a preocupação deve ir além de “não encostar o instrumento de trabalho na rede de energia”. Isso porque há situações em que a simples proximidade de um equipamento com a fiação pode causar uma descarga por indução elétrica. Sendo assim, o profissional sempre deve usar equipamentos de segurança para evitar queimaduras, fraturas, lesões ou até a morte.

Além disso, quem faz serviços em andaime deve montar os equipamentos sempre a uma distância segura dos fios. A Energisa também alerta a nunca deixar vergalhões e calhas próximos a rede de energia. Assim como, ao manobrar caminhões, tomar cuidado com a fiação.

Ainda conforme a Companhia, os moradores devem certificar-se, regularmente, de que as instalações não estejam danificadas. Bem como adequadas a carga elétrica. De acordo com a empresa, ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, os moradores devem certificar-se em desligá-los da tomada.

Já na hora de instalar uma antena, a orientação é que se contrate um profissional qualificado. Além de garantir que a instalação seja feita longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos.

Outra orientação da Energisa é que cabos não sejam arremessados sobre a rede elétrica. Mesmo eles estando encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade. Por fim, a indicação é que os moradores não se aproximem ou toquem na rede elétrica. De acordo com a companhia, a instalação da antena deve ser do lado oposto a fiação de energia elétrica.

INTERVENÇÕES NA REDE

Conforme a Energisa, atividades que envolvem energia elétrica devem ser feitas de forma segura e responsável. Dessa forma, apenas profissionais qualificados e autorizados que são aptos a desenvolver as atividades, já que, além de crime, esses serviços são perigosos e podem causar acidentes fatais.

De acordo a companhia, subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia são serviços restritos as equipes da Energisa ou empresas autorizadas. Sendo assim, instalar câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de rede de internet sem a aprovação da distribuidora e demais equipamentos particulares nos postes é proibidos. Assim como instalar, retirar ou adulterar medidores de energia.

Fazer pintura de fachadas improvisando extensores no rolo de pintura, bem como instalar cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento ou seccionamento oferece grande risco ao profissional, por isso que são atividades que não devem ser feitas por qualquer pessoa. Além disso, conforme a Energisa, somente as equipes da concessionária estão habilitadas a subir em transformadores ou estruturas de rede de energia e a fazer intervenções no sistema.

Desse modo, em caso de dúvidas, entre contato com a Energisa Sul-Sudeste pelos canais de atendimento no aplicativo, site ou call center 0800 70 10 326.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.