22/08/2023



Esportes

Esporte transforma vida de deficientes físicos

imagem-25802

 

Guarapuava realiza, neste sábado (7), a 1ª Taça Guarapuava de Basquete sobre Rodas. A competição reúne as equipes de Guarapuava, Curitiba, Ponta Grossa, Umuarama e São José dos Pinhas. A abertura oficial acontece no Ginásio 26º GAC, às 19h. Os jogos continuam no domingo (8), e a entrada é 1kg de alimento não perecível.

 

O evento é uma oportunidade para os atletas mostrarem superação. Rozalino Ramos, 43 anos, amputou a perna direita aos 14 anos, devido a um acidente causado por disparo de arma de fogo. Depois do acidente, Rozalino nunca praticou nenhum tipo de esporte. Deixando todas as adversidades de lado, em 2010, começou a praticar o basquete de cadeiras de rodas. No começo a maior dificuldade foi se locomover com a cadeira, mas com o tempo o atleta foi ganhando coordenação motora e mudando seu estilo de vida. “O esporte funciona como uma terapia. Minha qualidade de vida melhorou muito”, afirma.

 

O atleta que atua como pivô do time, sabe que a competição é uma forma de mostrar o trabalho que vem sendo feito. E acredita, que é a oportunidade de prestar contas as empresas e instituições que sempre apoiaram o esporte. “Atualmente estamos sem um patrocinador fixo, mas algumas empresas e universidades nos ajudam com transporte, alojamento e uniforme”, observa.

 

Rozalino também é diretor da Associação de Deficientes Físicos de Guarapuava. Ele explica que o custo com a manutenção das cadeiras de roda é alto. “Hoje somos em 15 atletas, então temos que fazer a manutenção de todos esses equipamentos”, ressalta. A Associação também precisa de recursos para investir em outros esportes, como por exemplo, o Tênis de Mesa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo