Durante força-tarefa de fiscalização no Centro-Sul e Sudoeste do Paraná, o Instituto Água e Terra (IAT) identificou áreas de desmatamento e descumprimento de embargo que somam 336 hectares. De acordo com o gerente de Monitoramento e Fiscalização do Instituto, Álvaro Cezar de Góes, houve 42 Autos de Infração Ambiental (AIA), com emissão de multas que ultrapassam R$ 2,33 milhões.
A ação envolveu 17 municípios, durante sete dias. Entre eles, Chopinzinho, Dois Vizinhos, Foz do Jordão, Francisco Beltrão. Bem como Mangueirinha, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras e Reserva do Iguaçu. Dessa forma, o órgão ambiental do Estado divulgou os resultados nesta quinta (26).
Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), a força-tarefa ocorre em razão do descumprimento de áreas embargadas. Ou seja, desrespeito a autuações anteriores. Mas também para verificar alertas emitidos pelo MapBiomas, plataforma que auxilia o IAT na identificação de irregularidades.
Houve ainda, apreensão de duas motosserras, 152 toras de araucárias e 35 metros quadrados de tábuas e vigas. Além de outros 53 metros cúbicos de toras de araucária e 10 metros cúbicos de toras de cedro-rosa. Por fim, as fiscalizações também ocorreram em Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Itapejara do Oeste, Nova Esperança do Sudoeste, Mariópolis, Palmas, Pato Branco e São João e Quedas do Iguaçu.
Leia outras notícias no Portal RSN.