Com a chegada do frio muitas pessoas que não têm um lar ou estão passando por um momento difícil precisam da ajuda de terceiros. Para isso, atuando há 38 anos em Guarapuava, o Albergue Noturno Frederico Ozanam atende diariamente cerca de 40 pessoas. Contudo com as baixas temperaturas o local tem recebido mais necessitados nos últimos dias.
Regulamentado por lei como casa de passagem, o albergue recebe pessoas em situação de vulnerabilidade social, em trânsito pelo município ou situação de rua. Além disso, conforme o gerente administrativo do Albergue, José Eduardo Padilha Silva pessoas que viajam a Guarapuava consultar também podem se hospedar no local. “No momento ainda estamos atendendo mães de detentos do Deppen que vem fazer visitas”.
Com capacidade de 60 leitos, sendo 30 femininos e 30 masculinos, o albergue proporciona um local seguro e confortável para aqueles que estão necessitando. Desse modo, ao chegar no abrigo, os acolhidos recebem uma cama limpa com travesseiros e muitos cobertores para se protegerem do frio. Assim como roupas limpas. Além disso, segundo José Eduardo, o albergue também oferece alimentação.
Tudo gratuitamente. Além do espaço, os acolhidos recebem café da manhã, almoço e também café da tarde.
No entanto, conforme o gerente a ala feminina está praticamente cheia já que nessa quinta (2) a Assistência Social do Município e a Defesa Civil encaminharam duas famílias atingidas por problemas com alagamento nas casas. Assim, duas mulheres, uma com cinco filhos e a outra com seis estão acolhidas no local. “Por serem menores de idade as crianças ficam acomodadas junto com as mães”.
COMO SE HOSPEDAR NO ALBERGUE
Quando a pessoa chega no Albergue ela precisa contar o motivo de estar procurando o local e apresentar um documento de identificação. Assim é feito o acolhimento e a Administração também auxilia a pessoa em possíveis atendimentos que ela precisar.
O período máximo de estadia no albergue é de três meses. Contudo José Eduardo salienta que o prazo é flexível.
Os acolhidos recebem acompanhamento da nossa assistente social com psicólogo, onde eles avaliam individualmente cada pessoa e fornecem o atendimento necessário para adiantar toda a vida dele.
DOAÇÕES
O Albergue Noturno Frederico Ozanam tem um convênio com o município e recebe recursos. Além disso também consegue ajuda de entes federais e estaduais por meio de projetos. Mas esses são mais para reformas da instituição. Entretanto também recebem doações da sociedade em geral.
Dessa forma, o gerente explica que toda doação é bem vinda. Já que no momento o local precisa alimentos, principalmente de carnes e produtos de limpeza como água sanitária, desinfetante, sacos de lixo e sabão em pó.
“Por conta da pandemia que ainda não acabou a gente toma muito cuidado em deixar o ambiente higienizado. Dias chuvosos a gente limpa até três vezes por dia”.
CAMPANHA PORTAL RSN
Se preocupando com pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Portal RSN se une ao projeto ‘Amor e Atitude’ para mais uma campanha de arrecadação. Assim, quem quiser doar cobertores, roupas, calçados, pode trazer até a sede do Portal que fica no piso térreo do Shopping Cidade dos Lagos.
Além disso, também serão aceitos alimentos não perecíveis. Toda a doação será repassada para a chácara mantida pelo Projeto no Distrito da Palmeirinha que atualmente está com 20 pessoas em recuperação por dependência química e/ou de álcool.
Leia outras notícias no Portal RSN.