Guarapuava chegou a 100% de ocupação dos leitos gerais de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A situação crítica ocorre no Hospital São Vicente (HSV). Os leitos gerais são destinados desde vítimas de acidente até pessoas com cirurgias agendadas.
Conforme as informações, a procura também aumenta com a chegada das baixas temperaturas da estação. Assim são registrados mais casos de doenças respiratórias e pneumonias, por exemplo. Nesta quarta (1°), o Hospital São Vicente está operando com 100% dos 20 leitos de UTI. E ainda há pacientes no Pronto Socorro aguardando a liberação de vagas.
De acordo com a assessoria de imprensa do HSV, pacientes aguardam nas quatro vagas no Pronto Socorro do hospital. Nas Upas, o secretário de Saúde, Jonilson Pires informou que há um paciente de 73 anos aguardando por um leito de UTI. O idoso de encontra na Upa Batel, mas não foi informado qual o problema de saúde dele.
Já o Hospital Regional (HR) conta com 20 leitos de internamento clínico geral, e mais 10 de UTI adulto, totalizando 30 leitos. Entretanto, o Portal RSN não conseguiu obter a informação sobre a ocupação de leitos do hospital.
PARANÁ
No Paraná, a situação não está muito diferente. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 86% dos leitos de UTI estão ocupados, sendo que o máximo seria 85%. Contudo, a Sesa disse que a ocupação de leitos é muito dinâmica. E neste momento, a demanda está sendo atendida nas unidades da rede hospitalar do Estado.
Além disso a Sesa afirmou que, historicamente, a ocupação de leitos de UTI sempre se manteve alta. Inclusive, a procura por leitos covid também cresceu. O último boletim informa que há 238 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de covid-19 internados. Todos em leitos SUS (92 em UTI’s e 146 em enfermaria).
Por fim, no dia 30 de abril, o sistema registrou 50 em UTI’s e 75 em enfermaria.
Leia outras notícias no Portal RSN.