22/08/2023



Endorfine-se: como manter uma alimentação mais saudável no inverno

No frio nosso corpo precisa de mais energia para manter a temperatura adequada, então, mesmo 'sem querer' acabamos comendo mais

Sopa Congelove Guarapuava (Foto: Bruna/REDE+)

Nas épocas mais frias, quando o tempo está gelado e o sol nem pensa em dar as caras, você chega em casa e só quer saber de uma coisa: comer algo quentinho e reconfortante para se aquecer. Mas afinal, por que comemos mais no frio? Por que sentimos mais apetite e passamos boa parte do dia pensando em comida?

Não, isso não acontece apenas com você! E também não é falta de disciplina ou de “vergonha na cara”. O corpo realmente pede mais comida durante os dias mais frios. Isso porque temos um gasto maior de energia, simplesmente porque o organismo está lutando para manter a temperatura adequada.

O metabolismo fica mais acelerado e você acaba querendo fontes rápidas de energia, como gordura e carboidrato. Então é comum desejar lasanha, macarrão, bife à parmegiana, foundue, estrogonofe, chocolate quente… cogitar uma saladinha e legumes frios na hora do almoço é quase impossível.

A nutricionista Nayana Gaspareto do Hospital Regional de Guarapuava, traz algumas dicas para conservar a saúde durante a estação.

Procure consumir frutas que são ricas em vitaminas e minerais, contribuindo assim, para a imunidade. Além disso, consumir caldos e sopas quentes, fazer uso de gorduras boas para aumentar as calorias, como mix de oleaginosas (amendoim, castanhas e etc) e hidratar bastante com água saborizadas e chás quentes.

É preciso saber ouvir o nosso corpo para o manter nutrido e saciado, mas sem comprometer a saúde com excessos. O segredo é buscar variedade, regularidade e, sobretudo, qualidade. “Assim você vai ficar mais tranquilo com o apetite e não vai correr o risco de engordar”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo