A nova sede do Ambulatório de Especialidade Médicas (AME), tem previsão de iniciar atendimento em Guarapuava e municípios da Região em Setembro deste ano. Em razão dos trâmites legais e processos burocráticos a inauguração do espaço prevista para março acabou adiada.
Dessa forma, espera-se que cerca de 15 mil pessoas sejam atendidas na área de cobertura. Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, o objetivo é fazer com que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam atendimento especializado em diversas áreas da saúde sem se deslocar para lugares distantes.
Com a nova estrutura física, muito mais adequada, o atendimento poderá aumentar, trazendo benefícios para a população, com atendimento eficaz, suprindo todas as demandas. Ao todo serão 140 salas. O local terá capacidade para acolher de 500 a 700 pessoas por dia.
PROCESSO SELETIVO
De acordo com a diretora executiva do CIS5, Maria José Mandu Ribeiro Ribas o Processo Seletivo Simplificado (PSS) já está em fase de prova prática dos condutores socorristas.
Agora com os requisitos legais em andamento, daremos seguimento. A sede do consórcio entregue em 2018, mas com a mudança de gestão, o prefeito Celso fez um importante movimento e conseguiu com que os vinte municípios aderissem ao novo consórcio, por meio desta mobilização, desde que assumiu.
Dessa forma, os 311 profissionais contratados pelo PSS para atuarem no Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região (CIS5), vão trabalhar para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e para o Samu Regional. A contratação ocorrerá de forma gradativa, de acordo com as demandas.
CIS5
Ao todo 20 municípios fazem parte do CIS5. A concentração dos atendimentos das especialidades médicas, com consultas e exames eletivos será na sede do AME, em Guarapuava. Já para as bases do Samu Regional, haverá descentralização e distribuição em Guarapuava e mais 10 municípios.
Além de Guarapuava, terão bases descentralizadas em Candói, Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Prudentópolis, Pitanga, Rio Bonito do Iguaçu e Turvo. Para o atendimento, os postos de saúde deverão encaminhar os pacientes.
Sendo assim, após receber atendimento médico nas unidades, a secretaria de saúde deve encaminhar o paciente, por meio de agendamento, que identifica a característica da necessidade e direciona para os serviços habilitados que podem ser o CIS, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) ou outra referencia médica.
ESPECIALIDADES
O Ambulatório Médico vai atender especialidades como oftalmologia, dermatologia, angiologia, reumatologia, neurologia e cirurgia geral. Além disso, otorrinolaringologia, ortopedia, gastrologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia e psiquiatria. E por fim, geriatria, cirurgia pediatria, obstetrícia, urologia, anestesiologia e pediatria de alto risco.
Leia outras notícias no Portal RSN.