Após as negociações acabarem frustradas entre a Pérola do Oeste e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Guarapuava, a empresa recebeu nessa quinta (9), um documento em que o sindicato sinaliza uma paralisação a partir das 6h da próxima terça (14).
Isso porque de acordo com o Sindicato da categoria, a proposta da reposição da data-base foi rejeitada pela empresa Pérola do Oeste. O presidente do sindicato, Valdemar Ribeiro do Nascimento, declarou que “os trabalhadores pedem somente a reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de outubro de 2021, que é de 11,08%, isso retroativo a data-base, novembro de 2021. Continuamos sem nem um avanço, mas estamos a disposição a qualquer hora para tratarmos do assunto”.
SITUAÇÃO FINANCEIRA
A Pérola do Oeste segue com o mesmo posicionamento. Conforme a nota oficial, “a empresa sempre priorizou (e continua priorizando) a folha de pagamento dos colaboradores. Mas recentemente o sindicato não aprovou a proposta de reajuste de 7% oferecida pela empresa”.
Além disso, a empresa informou que gostaria de ter condições de fazer todo o repasse necessário. Entretanto, “no momento isso se torna inviável diante da grave situação financeira da empresa e da omissão do município”.
No último dia 24, o Sindicato já havia feito uma paralisação parcial das atividades. Os funcionários protestaram no Terminal da Fonte durante três dias. Assim, das 8h às 11h não tinha ônibus circulando em Guarapuava.
Leia outras notícias no Portal RSN.