Nesta semana todas as empresas de telemarketing adotaram o prefixo 0303 para chamadas. A mudança entrou em vigor em março deste ano, valendo apenas para chamadas originadas de números de telefone celular.
Contudo esta semana era o prazo máximo para a implementação da regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para as redes de telefonia fixa. Conforme a Anatel o prefixo torna-se de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo.
Além disso, também vale para prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas. Empresas que solicitam doação ou que fazem cobrança foram consideradas exceções e não precisarão fazer uso do código.
Dessa forma, os consumidores podem pedir às operadoras o bloqueio das chamadas. Conforme a Anatel, as operadoras deverão fazer o bloqueio preventivo caso o consumidor peça.
FRAUDES
A agência ressalta que é preciso ficar atento a fraudes. Pois, muitas dessas chamadas utilizam números de telecomunicações não atribuídos pela Anatel e burlam o sistema de numeração público definido pela Agência. A prática ficou conhecida como spoofing.
De acordo com o órgão, a quantidade de ligações feitas com esses números não atribuídos aumentou seis vezes em 2022. Sendo assim, ao receber uma chamada de telemarketing que não comece com 0303, a Anatel aconselha que o consumidor entre em contato com a operadora para denunciar o número.
PUNIÇÃO AOS ROBÔS
Empresas que usarem robôs automáticos para fazer mais de 100 mil ligações abusivas de telemarketing por dia, as chamadas robocalls, serão bloqueadas. De acordo com a Anatel a medida terá validade de três meses.
FACILITAR IDENTIFICAÇÃO
Por fim, o objetivo da padronização, diz a agência, é facilitar a identificação das chamadas de telemarketing ativo. O código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, e as operadoras de telefonia fixa e móvel têm de permitir a identificação desse número de forma clara, no visor do aparelho do usuário.
(*Com informações Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.