A Unicentro é uma das integrantes do Napi Emergência Climática, lançado, neste mês de junho, pela Fundação Araucária e pela Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação objetiva avaliar como as mudanças climáticas podem afetar a população paranaense.
Assim, por meio de pesquisas sobre componentes ambientais, econômicos e sociais. A partir delas, será possível fornecer aos governos informações científicas que subsidiem a tomada de decisão para o enfrentamento da crise climática.
No grupo, a Unicentro está representada pelo professor Aparecido Ribeiro de Andrade, do Departamento de Geografia, e pelo professor Sidney Jadoski, do Departamento de Agronomia. Conforme Aparecido, o intuito é um diagnóstico do Paraná, das Regiões do estado. “Assim, entender o que está acontecendo e como isso está afetando as características do clima aqui em nosso estado”.
Na Unicentro, algumas das pesquisas na área de Climatologia desenvolvidas pelo professor Aparecido em níveis de graduação e pós-graduação.
Monitoramento de migração de animais em áreas de faxinal, ou seja, como que os aspectos climáticos possibilitam ou influenciam o manejo e a migração desses animais em áreas chamadas áreas de faxinal. Além disso, com relação à dinâmica atmosférica local e regional aqui, e como isso influencia tanto a intensidade de frio, quanto a intensidade da chuva aqui na nossa Região. A questão urbana e sua diferenciação climática nos seus diversos ambientes também são temas que eu tenho estudado já há algum tempo.
Por fim, o professor ainda destaca que, além de ser uma ferramenta para o estado no que diz respeito ao enfrentamento de possíveis crises, o trabalho do Napi Emergência Climática também será importante para alavancar os estudos na área dentro da universidade.
Leia outras notícias no Portal RSN.