Nesta terça (21), ocorre o solstício de inverno, também conhecido no calendário celta como ‘Yule‘. De acordo com os celtas, existem oito celebrações de luz ao longo do ano. Para eles, este ciclo representa a reafirmação do renascimento, sendo o momento de apreciar o espírito da terra.
Durante o solstício, nesta transição é importante pedir coragem e forças para fazer com que objetivos se concretizem e ciclos se encerrem até o início da primavera.
SOLSTÍCIO DE INVERNO
Os antigos pagãos acreditavam que nesta data ocorreu o renascimento do Deus Solar. Por isso, árvores também eram decoradas, tentando homenagear o Deus Balder, que é considerado o Deus da justiça e da sabedoria.
Além disso, sinos eram tocados, velas acesas para retratar fogueiras, coroas e guirlandas colocada para representar a roda solar e a volta do sol.
Originalmente, Yule era o nome da árvore que os celtas traziam para as casas ao chegar do festival. Desse modo, elas eram sempre entalhadas e em seguida decoradas com folhas verdes de pinheiros, simbolizando a continuação da vida.
Na Roma antiga, o festival era chamado de ‘Natalis Solis Invicti‘ (nascimento do sol invicto). Assim, se acendiam enormes fogueiras em que as pessoas dançavam em volta, tentando fazer referência a roda da vida.
Como temos altos e baixos, é o momento de atrair energias positivas externas e internas, tendo como base a luz solar. Por fim, busque tirar um tempo para você, focando em passar por cima de todas as coisas passadas e seguir em frente, sempre com boa energia.
Leia outras notícias no Portal RSN