22/08/2023
Educação Paraná

Programa Agrinho lança concurso focado em tecnologia e inovação

O concurso de programação do Programa Agrinho vai premiar professores e alunos com um smartphone cada e certificados

programação

O concurso do Programa Agrinho vai premiar 128 projetos (Arte: Seed/Paraná)

O Programa Agrinho 2022 lançou um concurso de programação e vai premiar professores e alunos com um smartphone cada e certificados. O intuito é incentivar e valorizar o ensino de tecnologia e inovação, presente na matriz curricular dos estudantes da rede estadual de ensino.

Conforme o Governo do Estado, ao todo, o concurso vai premiar 128 projetos, sendo quatro de cada Núcleo Regional de Educação (NRE). Podem participar do concurso alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º anos) das escolas em tempo integral ou com ampliação de jornada (EduTech).

Ainda, estudantes do 1º ano do ensino médio, regularmente matriculados nos colégios estaduais também podem participar. De acordo com as informações, ao todo, cerca de 150 mil estudantes estão aptos a participar no Paraná. O tema dos projetos é livre, mas espera-se um cunho de contribuição social.

CATEGORIAS

Haverá duas categorias, uma para o ensino fundamental e outra para o médio, respeitando as habilidades que estão sendo desenvolvidas ao longo dos estudos na área. Desse modo, conforme o regulamento, a categoria um é direcionada aos estudantes do 6º ao 9º ano. O projeto deve ser desenvolvido em linguagem de programação Scratch.

Atualmente, os alunos da educação em tempo integral desses anos têm duas aulas semanais de Programação e Tecnologia Computacional. Além disso, qualquer aluno desses anos também pode participar da ampliação de jornada com o programa Edutech, na modalidade Games e Programação.

Já a categoria dois, voltada aos estudantes do 1º ano do médio, deve ter o projeto feito nas linguagens HTML, CSS ou Javascript. Com o início do novo ensino médio, eles têm duas aulas semanais de Pensamento Computacional.

ETAPAS

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN) o concurso ocorre em três etapas: escolar, regional e estadual. A primeira já começou e vai até o dia 29 de julho. Nela, os estudantes devem apresentar os projetos na escola em que estudam, já que a instituição fica responsável por avaliá-los e escolher um projeto finalista por categoria. Os colégios terão até 12 de agosto para encaminhar os resultados aos NRE por meio de um formulário.

Já a segunda etapa consiste em uma avaliação a nível regional, na qual cada NRE vai selecionar até o dia 19 de agosto dois projetos da categoria um e seis projetos da categoria dois.

Conforme as informações, a etapa final do concurso vai avaliar em nível estadual, por meio de uma comissão formada pelo programa Agrinho. Será um projeto da categoria um e três projetos da categoria dois por NRE, totalizando os 128 projetos vencedores. Por fim, a divulgação dos resultados será em 13 de outubro e a cerimônia de premiação está prevista para novembro, em Curitiba.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo