22/08/2023
Cotidiano

Procura pelo albergue aumenta em 40% com o frio

imagem-26020

O Albergue Noturno Frederico Ozanam, de Guarapuava, é o “porto seguro” de pessoas que chegam na cidade e não tem para onde ir. É também o local onde moradores de rua e andarilhos procurar para escaparem do frio nas noites típicas do outono e do inverno. Nessas épocas, o local recebe 40% a mais de pessoas que em dias quentes.

Com a chegada do inverno (21 de junho), o gestor da instituição, Antonio Carlos Schwab, confirma que um estoque de alimentação vem sendo feito desde do começo do ano, para quando chegar a época do frio não falte alimento para os abrigados. Por dia são servidas 150 refeições, contabilizando um gasto de R$ 10 mil por mês.

Atualmente 25 pessoas recebem os serviços do Albergue. Porém, sua capacidade é de 60 pessoas, 30 homens e 30 mulheres. O trabalho realizado por 5 pessoas, é dividido em três segmentos, onde o primeiro acolhe moradores de rua com risco social. Nesse caso essas pessoas podem ficar um tempo maior na instituição, recebendo 4 refeições por dia e realizando trabalhos no próprio local. O segundo eixo acolhe as pessoas que estão somente de passagem. “São pessoas que tem algum familiar internado, então só precisam de um lugar para passar a noite”, explica Schwab. E existe a casa de apoio à mulher vítima de violência. “Atualmente estamos acolhendo uma mãe com cinco filhos”, diz o gestor.

O Albergue recebe recurso da Assistência Social de Guarapuava, mas depende também da solidariedade das. Quem quiser ajudar é só entrar em contato pelo telefone (42) 3624 3121.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.