A Secretaria de Saúde liberou o cronograma de vacinação desta semana contra covid-19 para adultos e crianças em Guarapuava. Dessa forma, até a sexta (1°) haverá vacinação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses. Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, a aplicação está ocorrendo em todas as unidades Básicas de Saúde (UBS’s), incluindo o Cisgap.
Sendo assim, a população deve procurar por atendimento entre às 9h da manhã até 12h, com retorno das 13h às 17h. Todas as doses disponíveis são limitadas.
DOCUMENTOS
Para receber a dose do imunizante basta ter em mãos durante o atendimento um documento oficial com foto, CPF, Carteirinha de Vacinação e o cartão SUS.
De acordo com a Secom, esta semana haverá repescagem da 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos. Assim como para crianças de cinco a 11 anos 11 meses e 29 dias.
Quem já tomou a 1ª dose do imunizante da Astrazeneca há oito semanas a Saúde está aplicando a 2ª dose. Assim como para quem tomou a vacina da Coronavac há 28 dias a partir da data da aplicação da 1ª dose.
Além disso, também está sendo aplicado o imunizante da Pfizer para aqueles que contabilizam 21 dias a partir da aplicação da 1ª dose. E ainda, para crianças de cinco a 11 anos 11 meses e 29 dias, a partir de oito semanas da data da aplicação da 1ª dose.
TERCEIRA DOSE
De acordo com a Prefeitura, a 3ª dose destina-se à gestantes, com a fabricante Coronavac ou Pfizer. Ainda há imunizantes para quem tomou a 2ª dose de Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer, há quatro meses ou mais. Assim como, para imunocomprometidos, que tomaram a 2ª dose há 28 dias ou mais.
O lote também destina-se ao público que tomou a 1ª dose de Janssen há dois meses ou mais e agora necessita da dose de reforço. Por fim, há Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos.
QUARTA DOSE
Na semana passada o Ministério da Saúde liberou a 4ª dose da vacina contra covid-19 para maiores de 40 anos no Paraná. Dessa forma, moradores do município que fazem parte do grupo já podem se vacinar. Assim como imunocomprometidos que tomaram a 3ª dose há quatro meses ou mais e profissionais da saúde.
Leia outras notícias no Portal RSN.