Todo mundo deveria viajar sozinho ao menos uma vez na vida. Afinal, muito mais do que conhecer um lugar diferente, essa experiência promove uma série de aprendizados e também a oportunidade de conhecimento, além de autonomia para que você tome as próprias decisões.
Desse modo, a REDE+ separou cinco dicas para que você viaje sozinho pela primeira vez. Não há como seguir um manual ou regras prontas para viajar sozinho pela primeira vez. Afinal, esse é um momento exclusivo e que você terá a oportunidade de fazer aquilo que tiver vontade.
1. Escolha da hospedagem
No momento de definir a hospedagem, leve em conta os objetivos e necessidades. Para quem está pensando em viajar sozinho, mas deseja conhecer pessoas novas, por exemplo, um hostel é a melhor opção. Para aqueles que priorizam o aconchego e desejam um espaço mais reservado, um hotel ou pousada pode ser a escolha certa.
2. Leve mais dinheiro do que você precisa
A maioria das pessoas pesquisa sobre os custos no destino para definir a quantidade de dinheiro que precisará levar. Porém, é importante levar um pouco mais de dinheiro do que o planejado e garantir pelo menos duas fontes financeiras, isto é, dinheiro em espécie e, também, um cartão de crédito para emergências. Afinal, imprevistos podem acontecer em qualquer lugar.
3. Informe aos parentes e aos amigos detalhes da viagem
Viajar sozinho é sinônimo de independência e autonomia, mas algumas medidas de segurança são fundamentais. Por isso, informe aos parentes e amigos o destino, onde você ficará hospedado e quantos dias ficará fora.
Assim, as pessoas poderão te encontrar, caso precisem. Importante também que você sempre acompanhe notícias do WhatsApp, pois além de ser a principal ferramenta de comunicação com parentes e amigos hoje em dia, é preciso sempre estar atento para ver se o app estará funcionando normalmente. E caso não esteja, buscar outros meios de comunicação.
4. Atenção especial com as bagagens
Evite levar muitas malas na viagem. Uma pequena bagagem pode ser o suficiente para que você não tenha transtornos durante o tempo em que estiver fora. Priorize a bagagem de mão para levar objetos de valor – isso ajuda a evitar mais transtornos em caso de extravio dos pertences.
5. Leve comprovantes e cópias dos documentos pessoais
Leve comprovantes de reserva com você. Outra medida de segurança é tirar cópias dos documentos e do passaporte para casos de perda. Para ficar ainda mais protegido, é legal deixar as cópias dos documentos disponíveis em e-mail.
E aí, que tal se aventurar?
Leia outras notícias no Portal RSN