22/08/2023
Cotidiano

Casa Benjamin Teixeira expõe documentos históricos de Guarapuava e região

imagem-26076

Com o objetivo de disponibilizar o acervo existente a estudantes, pesquisadores e leitores interessados e possibilitar a realização e divulgação de pesquisas dos temas relacionados à história de Guarapuava e região, a Casa Benjamin C. Teixeira está realizando a exposição “Curiosidades da história, da imprensa e da literatura guarapuavana”. De acordo com o mantenedor da mostra, Murilo Walter Teixeira, o evento faz parte da 9ª semana de museus, quem tem como tema “Museu e Memória” e é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “A Casa está aberta a todos que tenham interesse em conhecer melhor os costumes, a maneira de se vestir, a maneira de se comunicar e os textos de pessoas que fizeram parte da história do nosso município e também da região. São milhares de documentos que estão sendo disponibilizados para análise e para pesquisa e que servem, inclusive, de base para teses de mestrado e de doutorado”, enfatiza Murilo.
 
Fragmentos da história
 
Entre os documentos em exposição estão cartas de pessoas simples, que datam a partir de 1890, até exemplares do jornal “O Guayra”, de 1893, primeiro impresso a circular em Guarapuava, além de um espaço destinado a escritores, cronistas e poetas renomados de Guarapuava e que têm vários livros impressos. “São pessoas que efetivamente contribuiram para a preservação da história de Guarapuava, como é o caso do escritor Eurico Branco Ribeiro, que tem 30 títulos publicados. Além disso, há documentos históricos, familiares e jurídicos, coletados por Benjamin Teixeira a partir de 1950”, acrescenta o mantenedor da Casa.
 
A Casa Benjamin C. Teixeira
 
A casa em que nasceu Benjamin C. Teixeira foi construída no ano de 1885 e quatro gerações da mesma família residiram no mesmo local. Atualmente a casa abriga um espaço destinado a preservação, pesquisa e disseminação da historiografia guarapuavana. Segundo Murilo Teixeira, filho de Benjamin e mantenedor da Casa, “nosso objetivo é compartilhar com a comunidade guarapuavana toda a riqueza de informações deixadas pelo pesquisador/historiador Benjamin Teixeira”.
 
Horário
 
A exposição está aberta até a próxima sexta-feira (20) das 09h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, na Rua Capitão Virmond, 1888 (próximo ao Fórum).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.