22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Moradores fazem abaixo-assinado pedindo obras na estrada do Guairacá

Dos 50 Km da via, a Prefeitura de Guarapuava vai readequar 20 Km que pertencem ao município. O restante é de responsabilidade do Estado

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Moradores fazem abaixo-assinado exigindo obras na estrada do Guairacá (Foto: Arquivo Pessoal)

Os moradores do Distrito do Guairacá lançaram um abaixo-assinado exigindo melhorias na estrada de acesso ao Distrito. Isso porque, a comunidade reivindica a recuperação e manutenção da estrada Vereador Benedito de Paula Louro, que tem 50 quilômetros.

Conforme as reivindicações existem buracos na pista, falta de sinalização. Além disso, o acostamento está impraticável. Os moradores ainda afirmam que não há barreiras de controle de velocidade, nem ciclovia e falta manutenção adequada.

(Foto: Movimento Juntos pela Estrada)

Sendo assim, um grupo de moradores criou o Movimento ‘Juntos pela Estrada’. A meta é coletar o máximo de assinaturas,  até agora mais de 1.300 pessoas já participaram. Dessa forma, o documento reivindica recuperação e manutenção da pavimentação asfáltica, alargamento da estrada e a colocação de faixas de sinalização horizontal.

Além disso, o Movimento pede a instalação de barreiras de controle de velocidade, a conclusão imediata da obra de pavimentação com pedras irregulares no trecho final e a construção de ciclovia.

MELHORIAS EM 40%

De acordo com a Prefeitura de Guarapuava, o prefeito Celso Góes esteve visitando as obras e ouviu as demandas da população na terça (5). Sobre a estrada do Guairacá, a comitiva do prefeito esteve vistoriando a obra concluída na ponte no Rio das Pedras. O local fica distante sete quilômetros da BR-277.

Conforme o prefeito, a Administração Municipal tem se preocupado com a comunidade do interior. Por isso, houve a entrega da ponte nesta semana. A obra terá seis metros de largura, quatro metros de altura e 19 metros de comprimento.

Nosso cuidado é muito grande com o interior de Guarapuava, precisamos garantir que os moradores mais afastados da cidade tenham qualidade de vida e mobilidade urbana de qualidade. Por isso hoje entregamos essa nova ponte de concreto, com maior resistência e segurança ao Distrito Guairacá e demais comunidades.

Além disso, a comunidade recebeu também manutenção das estradas com pedras irregulares. No entanto, os moradores ainda estão insatisfeitos, já que a via tem 50 quilômetros. Só que as obras serão executadas somente nos 20 quilômetros que pertencem ao município, ou seja apenas 40% da via. Os 30 Km restantes pertencem ao Estado.

Assim, a previsão é que nos próximos dias, a equipe da Secretaria de Obras execute as obras de tapa-buracos, limpeza de bueiros, readequação, e instalação da camada asfáltica nos pontos críticos. A moradora na Comunidade São Francisco, Clarita Rickli vive no local há quatro anos e contou que sempre aguardou as melhorias, mas que quando conversam com a Prefeitura, recebem a mesma resposta: “a responsabilidade pela estrada é do Governo do Estado”. Ela ainda afirma que as obras não se resumem apenas a ‘tapa-buracos’.

A população local já está acostumada com esse tipo de reação. Toda vez que alguém se movimenta para reivindicar providências sobre a estrada, a Prefeitura aparece com tapa buracos. Depois some e o resultado tá lá pra qualquer pessoa ver. Remendo em cima de remendo e a população convivendo com a falta de segurança da via. E é bom que se diga: o que estamos reivindicando está bem longe de só uma obra de “tapa buracos”.

RESTANTE DA OBRA 

Dessa forma, o Portal RSN entrou em contato com Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) responsável pelas obras do Estado. O DER/PR informou que concluiu em dezembro de 2019 a restauração do pavimento asfáltico em um trecho de 20,5 quilômetros da Estrada do Guairacá. Sendo que as obras custaram de R$ 2,8 milhões. A equipe efetuou serviços de remendos profundos, reperfilagem, microrrevestimento, roçada e sinalização. O termo de conclusão da obra foi entregue à Prefeitura na ocasião.

Por outro lado, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura afirmou que o Estado asfaltou a via, ainda na década de 1990. Na época, o município não aceitou receber a obra, por divergências quanto à estrutura. Sendo assim, a estrada ficou sem um responsável pela manutenção. No entanto, o município voltou a fazer a manutenção do trecho. Mas oficialmente, a estrada ainda pertence ao Estado, pois não havia um documento oficial de transferência.

Ainda conforme a Secom, na antiga gestão de Guarapuava, ficou acertado que o Estado faria toda a manutenção e adequação do percurso inteiro. E no fim, entregaria para o município para que a partir dali, este assumisse as responsabilidades. Entretanto, isso também não ocorreu, porque oficialmente, o Governo do Paraná, não transferiu a estrada para o município.

Desse modo, a Prefeitura assumiu a manutenção dos 20 quilômetros partindo de Guarapuava. Mas se tratando da entrega oficial de responsabilidade, a medida ainda está tramitando.

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Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

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